Administração
Por: sandrasoraia • 18/5/2015 • Seminário • 1.351 Palavras (6 Páginas) • 160 Visualizações
Centro Universitário Anhanguera de Niterói - UNIAN
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ATPS DE ADMINISTRAÇÃO
RA Nome
1581105743 Alessandra Cunha Gomes
1593883350 Andressa da Cruz Sacramento
1577127767 Carlos Henrique Costa Santos
4999594910 Daniel Leckar de Almeida
1583982600 Jéssica da Silva de Oliveira
1571202205 Maria Elizangela da Silva Bezerra
1590903944 Renata Cristina da Silva
1299263325 Sandra Soraia Souza Sales
PROFESSOR: Randolpho
Niterói, 24/04/2015
ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL DA EMPRESA
Com a chegada de seus filhos na empresa, o fundador elaborou uma forma, de cada filho assumisse diferentes cargos. E, com o passar dos anos, começaram a fazer investimentos na modernização dos maquinários, sem antes fazerem um levantamento financeiro da empresa, para saber se teriam estrutura para suportar tal gasto.
Com a morte do fundador, vieram os desentendimentos entre os irmãos e isso acarretou em uma grande tragédia para a economia da MetalFixer que com o tempo foi piorando cada vez mais.
Quando os filhos do falecido fundados perceberam que a situação da empresa só estava piorando, resolveram contratar uma pessoa do setor de Recurso Humanos para assim avaliar e fazer um levantamento conclusivo que decidiria o futuro da empresa. Porém, sem bons resultados, o único jeito que viram para se manter seria a demissão de alguns funcionários, mas não chegaram a concluir essa ideia.
Mas, mesmo com tamanho esforço dos irmãos para ajudar e tentar melhorar a situação, nada deu certo. Foi tudo em vão. Não tinha mais como a empresa se manter, pois, não tinha capital e nem como gerar empregos novamente. E a empresa foi vendida para um grupo de empresários da mesma região.
Os novos acionistas, já sabendo da situação, contrataram um serviço de consultoria. Também queriam saber se valeria a pena executar o que pensaram a princípio, como manter a antiga estrutura. Ou, se teriam que reestrutura-la como um todo para assim, se reerguer financeiramente.
PLANO EMERGENCIAL
Com a perda da experiência e visão do sócio fundador e a imaturidade e desentendimentos entre os filhos que assumiram a presidência e a diretoria da empresa, ocorreu uma queda em todos os setores, consequentemente os resultados negativos foram inevitáveis.
Na nova empresa foi mudada toda presidência e diretoria, antes, ocupadas pelos antigos proprietários.
No novo grupo, a fim de criar um laço mais próximo com os funcionários e clientes, os três novos sócios assumirão respectivamente a função de sócio diretor administrativo/financeiro, sócio diretor de produção e sócio diretor comercial.
Os novos sócios fizeram um pronunciamento para todos os funcionários atuais, onde foi comunicado a situação que se encontra a empresa, mas que todos os funcionários serão mantidos pelo novo grupo, como um voto de confiança de que juntos irão reverter o quadro da situação da empresa em 4 meses.
A nova diretoria fez uma reunião junto com a gerencia para dividir funções e desenvolver ações.
1ª Ação - Os gerentes administrativo, produção e comercial, permanecerão nos cargos, já o 4º gerente ficará com a função de marketing, onde deverá fazer um trabalho paralelo com o gerente comercial.
2ª Ação - O Gerente comercial junto com o setor, irá fazer um levantamento de todos os clientes perdidos ao longo dos anos, e os atuais.
Os clientes atuais serão comunicados da formação do novo grupo da forma mais acolhedora possível, para que o laço entre cliente e empresa seja estreitado.
Os clientes antigos, aqueles que há muito não fechavam nenhum tipo de negócio, serão procurados pelo comercial, por diversos meios de comunicação e assim que houver disponibilidade por parte do cliente, este receberá uma visita do gerente comercial ou do gerente de marketing, que farão um trabalho de resgate da confiabilidade dos clientes perdidos, deixando claro que seria uma honra tê-lo novamente como cliente da MetalFixer. O objetivo é que todos os clientes ativos e não ativos sejam atendidos e/ou visitados em 90 dias.
3ª Ação - Será criada uma cadeia entre os clientes.
Cliente indica cliente com o mesmo ramo de atividade. O cliente que mais indicar novos clientes acumularão pontos que serão tocados por descontos, em compras futuras.
CAMPANHA MOTIVACIONAL
Os funcionários estavam muito desmotivados. Muitos deles conseguiram emprego em outros lugares e acabavam pedindo demissão. Os que ficaram, se tornaram faltosos ou, não tinham o mesmo empenho para atender as poucas demandas que surgiam. Os salários vez por outra sofriam atrasos. Não recebiam participação nos lucros e resultados (PLR), porque lucro, era o que a empresa não tinha mesmo.
...