Administração das Orgnizações
Por: Guilherme Elias Souza • 4/1/2018 • Seminário • 834 Palavras (4 Páginas) • 174 Visualizações
Curso de Especialização: Engenharia de Segurança do Trabalho
Disciplina: Fator Humano nas Organizações
Nome do aluno(a): Guilherme Elias de Souza
Data: 28 de janeiro de 2017
Questões
- Explicar as contribuições da Antropologia para os estudos das organizações (usar os dois artigos)
Resposta: A Antropologia é um dos estudos sociais mais importantes para o ser humano, no contexto de aplicação da tese in lide, as organizações são formadas por comportamentos e grandes explicações culturais da história de sua formação, o que se resume na então advogada cultura organizacional.
As organizações podem ser entendidas em panoramas diferentes, através de pesquisas que vão desde o cunho mais técnico cientifico ao entendimento paradoxal da cultura psicológica de um indivíduo, onde observa-se o externo e o interno das organizações.
Entre os mais diversos pontos pautados, pode-se saber que os mitos, heróis, ritos e práticas, entendeu-se que o interesse particular ou social influencia de alguma forma na cultura de uma corporação ou organização.
Sendo que o ponto centro sempre busca o ser humano como quociente de uma sistemática de funcionalidades pelo qual sempre há influencia de algo ou alguém.
Não se pode esquecer que conhecendo-se a cultura ou entendendo a antropologia de determinada organização, consegue-se decifrar seus mais obscuros ou inconscientes pontos de determinação de suas funções.
Para tanto, o estudo e pesquisa de uma cultura organizacional, passando por todo lapso de tempo em que se foram dedicados estudos e aprofundamentos, é um ponto sem fim para os mais diversos modos de análise, podendo inferir basicamente sua composição e ferramentas de controle para o sucesso ou declínio de uma construção.
- Comentar como Lívia Neves Barbosa lida com o conceito de Cultura Organizacional.
Resposta: Vejamos que a autora, considera o termo cultura organizacional muito genérico dentro de um estudo de organização, por ter uma expressividade limitada em termos gerais e não abrangendo os fundamentalismos defendidos pela modernidade ou tempos contemporâneos. Contudo, ela defende que a analogia de cultura organizacional está mais ligada a administração empresarial do que simples fato de simbolicamente ser uma organização, onde conceitos ocultos podem apresentar muito em uma pesquisa antropológica de organização.
Assim, conclui-se que a autora defende os pontos de cultura mas com a visão mais abrangente de organização, entendendo que os indivíduos dizem muito mais sobre esta que a sua própria história.
- Selecionar uma parte do texto de Barbosa considerada relevante e comentar.
Resposta: “A lógica cultural não é um comportamento racional, que pode ser explicada por uma lógica científica baseada no método hipotético-dedutivo. É um comportamento mais do que racional e precisa ser entendida em seus próprios termos. ”
A autora cita este trecho onde se faz relevante analisar, o quanto a antropologia ou a psicologia pode explicar ou pressupor algo sobre uma cultura, não em métodos científicos, mas em entendimento mais que humanos, passando de uma dimensão muito mais abrangente e até mesmo arrisco dizer diferente do que o racionalismo pode inferir.
O ser humano tem uma composição, é permitido entender em quase tudo e todos os pontos, mas em outros, há algo que não se pode qualificar, caracterizar ou até mesmo quantificar, se não for visto de sua essência para uma holística existencial.
- Comentar a metodologia de análise institucional proposta por Fleury e Fischer no final do artigo e demonstrar se consegue aplicá-la em ambientes de trabalho onde atua ou atuou.
Resposta: A metodologia de análise institucional, pode ser entendida e aplicada de acordo com entendimento mantido por Fleury e Fischer, por se tratar de uma análise simples passando desde o histórico de uma empresa, como entrevista aos colaboradores de uma organização de forma direta e indireta, buscando analisar a composição e cultura de sua instituição através de elementos probatórios que fundamentem sua forma de conduzir a historia.
...