Algoritimo Conceitos
Seminário: Algoritimo Conceitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/10/2013 • Seminário • 652 Palavras (3 Páginas) • 292 Visualizações
1- Conceitos
1.1 – Algoritmo;
Um algoritmo pode ser definido como uma sequencia de passos, é necessário utilizar ordem, ou seja, “pensar em ordem”, especificar ações claras e precisas, que a partir de um estado inicial, após um período de tempo finito, produzem um estado final previsível e bem definido. Isso significa que o algoritmo fixa um padrão de comportamento a ser seguido, numa norma de execução a ser trilhada, com vistas a alcançar, como resultado final, a solução de um problema, garantindo que sempre que executado, sob as mesmas condições, produza o mesmo resultado, seguindo uma serie de orientações dos passos necessários para resolvermos problemas ou encontrarmos soluções algorítmicas.
Sequencia de passos:
• Compreender o problema.
• Identificar as entradas do problema, ou seja, as informações necessárias ou fornecidas para resolvermos o problema.
• Identificar os dados de saída, ou as informações que respondem ou resolvem o problema.
• Determinar o que é preciso para transformar dados de entrada em dados e saída.
• Construir o algoritmo ou a sequencia de passos possibilita a transformação do passo 4.
• Testar o algoritmo em varias situações.
1.2 - Lógica da Programação;
É o uso correto das leis do pensamento, da “Ordem da Razão” que pode ser concebida pela mente treinada e pode ser representada em qualquer uma das inúmeras linguagens de programação existente. Essas, por sua vez, são muito atreladas a uma grande diversidade de detalhes computacionais com o desenvolvimento de técnicas que cooperem para a produção de soluções logicamente validas e coerentes, que resolvam com qualidade os problemas que se deseja programar. O objetivo principal do estudo da lógica da programação é a Construção de Algoritmos.
1 - Etapa 1
Definir um numero inteiro N que será o numero de casos de teste. Cada caso de teste é uma linha que contem dois números inteiros X e Y. O problema se resume em imprimir a soma de todos os valores impares entre os dois numeros inteiros, executando-os.
Analisando o problema acima, chegamos na seguinte solução;
• Identificar as variáveis;
• Somar as variáveis e guardar em uma variável auxiliar;
• Identificamos a necessidade da utilização da função MOD ( recupera o resto da divisão ou subtração), quando o resto de um numero mod de 2 for igual a 0, significa que o numero é par, caso contrário é impar;
• Apresentar a soma dos valores cujo o resultado é impar;
Fluxograma (representação gráfica )
Codigo (pseudo-linguagem)
2 - Etapa 2
Andreia está aprendendo Programação de Computadores. Ela acha tudo muito fácil, muito simples. Ela vai fazer um pequeno programa que le os nomes de seus amigos e a distancia de sua casa ate a casa de cada um deles. Portanto, ela simplesmente quer calcular qual é a distancia media entre a sua casa e a casa dos amigos (em metros). Mas Francisco, um programador mais experiente, avisou que às vezes o que parece simples pode ter alguns detalhes, dependendo da linguagem de programação usada para a implementação.
3 – Etapa 3
Joao quer montar um painel contendo diferentes números de LEDs. Como não há muitos, não tem certeza se vai ser capaz de montar o numero desejado. Considerando-se configuração dos LEDs conforme o exemplo da Figura 1, fazer um algoritmo que ajude Joao a descobrir quantos LEDs são necessários par montar o numero.
4 – Etapa 4
O Problema de Josephus é definido como mostrado a seguir. Vamos supor que N pessoas estão organizadas em um circulo, e que temos um inteiro positivo M<N. Começando com uma primeira pessoa designada, prosseguimos em torno do circulo, removendo cada M-ésima pessoa. Depois que cada pessoa é removida, a contagem prossegue em torno do circulo restante. Esse processo continua ate todas as M pessoa terem sido removidas. A ordem em que as pessoas são removidas do circulo define a permutação de Josephus de (N, M) dos inteiros 1, 2, ... , N.
Conclusão
A montagem de um algoritmo é a primeira parte na elaboração de qualquer software, assim como o fluxograma, ambos mostram todas as tarefas a serem executadas para a realização de uma ação seja ela qual for.
...