Algoritmo
Seminário: Algoritmo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wellspolador • 24/11/2013 • Seminário • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 288 Visualizações
Algoritmo.
O algoritmo é um conjunto de passos realizados para a solução de um problema. Exemplo: 5x5 = 5+5+5+5+5
Depois de feito o algoritmo, ele pode ser escrito em um tipo de linguagem computacional. Com isso cria-se um programa que ira executar os procedimentos descritos no algoritmo até a solução do problema. O programador necessita descrever passo a passo de como chegar na solução do problema, pois para o computador não existe o fator lógico, ele irá executar e dar uma resposta de acordo com os dados fornecidos. Tendo isto em mente para se construir um algoritmos utiliza-se 3 (três) estrutura básica.
• Estrutura de procedimento.
• Estrutura de seletiva.
• Estrutura repetitiva.
A linguagem utilizada para a construção do algoritmo pode ser C, C++, Visual Basic, Java... etc. São conhecidos como linguagem típicas, pois os dados devem ter seu tipo definido.
Tipos de dados.
Existem quatro tipos de dados base. São eles: inteiro, real, caractere e lógico.
• Inteiro: é todo e qualquer numero que seja de um conjunto de números inteiro (positivos e negativos sem decimais).
• Real: Todos e quaisquer números reais (positivos e negativos que tem parte decimal).
• Caractere: Qualquer dado composto por conjuntos alfanuméricos (números, letras e caracteres especiais).
• Lógico: Dados que só podem assumir dois valores. (verdadeiro ou falso).
Constante e Variáveis.
Constante é um dado que não sofre nenhuma variação durante todo o algoritmo. Constantes do tipo caractere devem ser colocadas entre aspas (“ ”). Constantes do tipo lógico poderão assumir um dos seguintes valores: Verdadeiro (V) ou Falso (F).
Variável, como o nome já indica é um dado que pode sofrer alteração durante o algoritmo. Variáveis do tipo caractere devem ser colocadas entre aspas (“ ”). Variável do tipo lógico poderá assumir um dos seguintes valores: Verdadeiro (V) ou Falso (F).
Para poder nomear uma constante ou uma variável deve-se obedecer as seguintes regras:
• Os nomes devem começar com caractere alfabético:
• Podem ser constituídos de caracteres alfanuméricos:
• Não devem conter caracteres especiais:
• Não devem utilizar nomes reservados da linguagem de programação que se vai usar.
Operadores Aritméticos.
Os operadores aritméticos são sinais que são utilizados para representar as operações básicas de matemática. São elas:
OPERADOR FUNÇÃO EXEMPLO
+ Adição 2 + 3, nr1 + nr1
- Subtração 5 - 3, b - c
* Multiplicação 12 * 4, x * y
/ Divisão 10 / 2, x / y3
% Resto da divisão 9 % 4 resulta em 1
27 % 5 resulta em 2
pot (x,y) Potenciação. Significa x elevado a y pot(3,2)
raiz(x) Raiz quadrada de x raiz(25)
Prioridade das Operações
Assim como na aritmética os algoritmos tem uma prioridade na realização das operações e são elas respectivamente:
1. Parênteses mais internos
2. Pot, raiz
3. *,/,%
4. +,-
E além das prioridades as operações são realizadas da esquerda para a direita, então deve colocar entre parênteses se for mudar a ordem de realização.
Operadores relacionados.
Operadores relacionados são sinais utilizados para a comparação entre dois valores do mesmo tipo, eles podem ser constantes, variáveis ou expressões aritméticas.
OPERADOR FUNÇÃO EXEMPLO
= igual a 5 = 5, x = y
> maior que 8 > 4, x > y
< menor que 1 < 5, x < y
>= maior ou igual a 11 >= 5, x >= y
<= menor ou igual a 2 <= 5, x <= y
!= diferente de 34 != 5, a != b
Operador lógico.
Os operadores lógicos são importantes para todo e qualquer algoritmo, são a base para a estrutura seletiva e a estrutura de repetição. Eles se baseiam em tabelas de resultados booleanas (verdadeiro ou falso) com a comparação e a combinação de resultados obtidos ou fornecidos.
Tabelas
Maior (>) - C: >; VB: >.
20 > 10 verdadeiro
20 > 20 falso
10 > 20 falso
Menor (<) - C: <; VB: <;
20 < 10 falso
20 < 20 falso
10 < 20 verdadeiro
Maior ou igual (≥) - C: >=; VB: >=;
20 ≥ 10 verdadeiro
20 ≥ 20 verdadeiro
10 ≥ 20 falso
Menor ou igual (≤) - C: <=; VB: <=;
20 ≤ 10 falso
20 ≤ 20 verdadeiro
10 ≤ 20 verdadeiro
Igual a (=) - C: ==; VB: =;
20 = 10 falso
20 = 20 verdadeiro
10 = 20 falso
Diferente de (≠) - C: !=; VB: <>;
20 ≠ 10 verdadeiro
20 ≠ 20 falso
10 ≠
...