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Algoritmo E Variaveis

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Por:   •  22/11/2014  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  329 Visualizações

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Introdução

Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido. Por exemplo, quando precisa trocar uma lâmpada, você:

Início

Verifica se o interruptor está desligado;

Procura uma lâmpada nova;

Pega uma escada;

Leva a escada até o local;

Posiciona a escada;

Sobe os degraus;

Para na altura apropriada;

Retira a lâmpada queimada;

Coloca a lâmpada nova;

Desce da escada;

Aciona o interruptor;

Se a lâmpada não acender, então:

Retira a lâmpada queimada;

Coloca outra lâmpada nova

Senão

Tarefa terminada;

Joga a lâmpada queimada no lixo;

Guarda a escada;

Fim

Formas de escrever um algoritmo

Os algoritmos são muito utilizados na área de programação, descrevendo as etapas que precisam ser efetuadas para que um programa execute as tarefas que lhe são designadas. Existem diversas formas de escrever um algoritmo, podendo ser citadas o pseudocódigo (ou português estruturado), fluxograma, diagrama de Chapin e descrição narrativa.

A sequência escrita no exemplo da troca da lâmpada estava em descrição narrativa, por exemplo. Esta forma não é muito utilizada em informática porque pode ser ambígua e dar margem a interpretações erradas.

Os dois tipos mais comuns são o pseudocódigo que utiliza uma forma mais estruturada, assemelhando-se àquelas utilizadas pelas linguagens de programação e o fluxograma que emprega figuras geométricas para ilustrar os passos a serem seguidos.

O Diagrama de Chapin, Diagrama Nassi-Shneiderman ou Diagrama N-S mostra a solução por meio de quadros organizados hierárquica e estruturadamente. Este tipo não é muito utilizado, pois vários procedimentos tornam-se difíceis de serem mostrados por meio deste diagrama.

Constantes e Variaveis

Uma máquina computacional é essencialmente uma máquina de entrada/saída de dados. Podemos definir dois tipos de dados : constante, que é um determinado valor fixo que não se altera até o término do programa e variável que corresponde a uma posição na memória do computador que armazena um determinado dado que pode ser modificado ao longo do programa.

Tipos de variáveis básicas

Ao determinarmos uma variável ela aloca uma determinada posição na memória do computador. Assim há a necessidade de determinarmos o tipo da variável de modo a se ter espaço suficiente para a alocação de qualquer dado do tipo declarado.

Numérico: variável que armazena dados de números. Alguns pseudo-códigos segmentam este tipo de variável em real e inteiro, i.e. dados numéricos reais (com casas decimais) e inteiros.

Caracter: variável que armazena dados do jeito que são digitados- assim podem alocar letras, letras e números ou somente números, mas tratando estes números como texto e não como números em si mesmos.

Lógico: variável que pode assumir apenas dois valores Verdadeiro ou Falso.

Modelo de pseudo-codigo

Utilizaremos como padrão o seguinte modelo de pseudo-código:

• Todo programa deve ser iniciado com programa SeuNome

• O Início e Fim do programa serão limitados pelos marcadores Inicio e Fim

• As variáveis serão declaradas no início do programa como NomeVariável:tipo da variável

• Variáveis não podem ter espaço em branco e não podem ter seu nome iniciada por número

• Caracteres especiais não devem ser utilizadas nos nomes das variáveis (´,`, ~,ç ,- e afins)

• Deve-se evitar o uso de palavras-reservadas (i.e. aquelas utilizadas pelo programa para funções específicas como é o caso de Inicio e Fim até agora). Para facilitar ao estudante colocaremos estas palavras em negrito

• Consideraremos que os nomes das variáveis são case sensitive, i.e. diferencia maiúsculas e minúsculas. Desta forma, o nome declarado de uma variável deve ser exatamente o mesmo, incluindo maiúsculas e minúsculas até o final.

• Usaremos os comandos leia para receber dados do usuário e escreva para exibir dados ao usuário.

• Os textos a serem exibidos na tela ou que tenham de ser inseridos como caracter serão colocados entre "aspas".

• Os comentários sobre o código podem ser inseridos {entre chaves} servindo apenas para efeito de informação, mas não alterando o código.

Exemplo

Vamos agora criar um programa em pseudo-código que defina os tipos de variáveis relacionadas ao cadastro de um livro e receba estes dados do usuário e imprima na tela.

programa Livro {definição do nome do programa}

Inicio

CODIGODOLIVRO:inteiro

TITULO, AUTOR, EDITORA:caracter {declaração de variáveis}

escreva "Este é um programa em pseudo-código que exibe na tela os dados de um livro"

escreva "Digite o código do livro"

leia CODIGODOLIVRO

escreva "Digite o título do livro"

leia TITULO

escreva "Digite o autor do livro"

leia AUTOR

escreva "Digite a editora do livro"

leia EDITORA

escreva "O código do livro é", CODIGODOLIVRO

escreva "O título do livro é", TITULO

escreva "O autor do livro é", AUTOR

escreva "A Editora do livro é", EDITORA

Fim

Atribuição de valores as variáveis

As variáveis recebem valores do mesmo tipo de sua declaração no processamento do programa. No exemplo anterior associamos o valor digitado pelo usuário às variáveis. Se quisermos associar valores podemos utilizar <- que associa um valor a um identificador.

programa Livro {definição do nome do programa}

Inicio

CODIGODOLIVRO:inteiro

TITULO, AUTOR, EDITORA:caracter {declaração de variáveis}

escreva "Este é um programa em pseudo-código que exibe na tela os dados de um livro"

CODIGODOLIVRO <- 1

TITULO <- "O Senhor dos Anéis"

AUTOR <- "J.R.R.Tolkien"

EDITORA <- " Editora Tralalá"

escreva "O código do livro é", CODIGODOLIVRO {irá exibir 1}

escreva "O título do livro é", TITULO {irá exibir O Senhor dos Anéis}

escreva "O autor do livro é", AUTOR {irá exibir J.R.R.Tolkien}

escreva "A Editora do livro é", EDITORA {irá exibir Editora Tralalá}

Fim

...

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