Algoritmo Etapa 2
Casos: Algoritmo Etapa 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saiefert • 13/10/2013 • 444 Palavras (2 Páginas) • 457 Visualizações
PROBLEMA 2
Andreia está aprendendo Programação de Computadores. Ela acha tudo muito fácil, muito simples. Ela vai fazer um pequeno programa que lê os nomes de seus amigos e a distância de sua casa até a casa de cada um deles. Portanto, ela simplesmente quer calcular qual é a distância média entre a sua casa e sua casa dos amigos (em metros). Mas Francisco, um programador mais experiente avisou que às vezes o que parece simples pode ter alguns detalhes, dependendo da linguagem de programação usada para a implementação.
ENTRADAS:
O programa está divido em duas entradas iniciais e uma terceira entrada de condição, a primeira entrada consiste na leitura de uma cadeia de caracteres, que será o nome do amigo. (Imagem 1)
A segunda entrada armazena um número inteiro que representa a distância em metros até sua casa (Imagem 2)
*código de leitura da primeira e segunda entrada (imagem 3).
A terceira entrada é uma condição que pergunta ao usuário se ele quer informar mais um amigo, através de um caractere, no caso ‘s’ ou ‘n’ (também funciona com ‘S’ e ‘N’). (Imagem 4). Caso a terceira entrada for SIM ‘s’, o programa volta paras as primeiras entradas e armazena novamente um nome e um número inteiro. (Imagem 5).
Após armazenar quantos nomes e número de distância em metros quiser, quando o programa perguntar se quer informar outro amigo basta digitar N/n para encerrar a parte de entrada do programa. (Imagem 6)
PROCESSAMENTO:
A estrutura de entrada está dentro de um laço da função: Repita Ate. Usando esse laço, o programa irá fazer o armazenamento das entradas até que o usuário decida interromper o processo informando um caractere ‘N’ ou ‘n’ para a condição “Informar outro amigo? (S/N)” (Imagem 7)
O programa também conta com a análise se o número de distância for negativo, o programa informará que a distância não pode ser negativa e pede para que o usuário digite o valor novamente. (Imagem 8)
No início do programa a variável qtd é inicializada com zero e a cada nome adicionado ela recebe incremento de +1, para mais adiante poder fazer a divisão da média pela quantidade de amigos.
Em paralelo a variável soma também é inicializada com o valor 0 e cada distancia informada pelo usuário ela armazena o valor da distância, para poder ter a distância total no final da execução. (Imagem 9)
SAIDA:
Após ter armazenado os dados de entrada, e feito todo o processamento. Os dados obtidos são armazenados na variável media e é mostrada na tela. A saída será um número com um dígito após a vírgula e que indica a distância média entre sua casa e a casa de seus amigos. (Imagem 10)
*código da saída dos valores (Imagem 11)
...