Atps Algoritmo Etapa 2
Casos: Atps Algoritmo Etapa 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatoneponuceno • 27/4/2013 • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 724 Visualizações
Noção de Algoritmo
Um algoritmo é uma sequência básicas de instruções bem organizadas de uma forma lógica procurando a resolução de um problema ou uma tarefa, sendo eles computacionais ou não computacionais. Outra definição de algoritmo pode ser dada como a especificação da sequência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetitividade. O algoritmo não é a solução do problema, mas sim o meio de obtê-la.
Os algoritmos não computacionais é como se fosse um passo a passo na vida real, como por exemplo, uma troca de lâmpada: 1: retirar a lâmpada antiga; 2: colocar a lâmpada nova; 3:ligar a luz. Este é um algoritmo para se trocar a lâmpada.
Já o algoritmo computacional é escrito em uma linguagem de programação própria para lê-los e entender seu passo a passo requerem um nível de detalhamento mais próximo da linguagem computacional, de modo que as ações representem comandos que possam ser entendidos e realizados pelo computador., como por exemplo, a linguagem em C.
PseudoLinguagem
Computadores entendem linguagem de máquina, e o algoritmo será elaborado utilizando-se de uma pseudolinguagem, que poderá ser compreendida e convertida em linguagem de máquina através das linguagens de programação.
Pseudolinguagens utilizam-se de ações que serão manipuladas pela elaboração do algoritmo e de informações que serão armazenadas na memória do computador através de variáveis . A variável é um local na memória do computador criado para armazenar um tipo de dado específico, deve ter um nome que a associe ao tipo de dado que irá armazenar, sem causar dúvidas. Existe uma pseudo linguagem chamada Portugol, e é bastante utilizada para desenvolver algoritmos por sua forma de apresentação ser bastante parecida ao português estruturado.
Estrutura de um Programa
Programa é um conjunto de funções e instruções que obedecem a regras e se utilizam de variáveis, constantes e operadores aritméticos, lógicos e relacionais para desenvolver uma tarefa desejada pelo programador. Como é de conhecimento, um algoritmo deve possuir algumas características principais para poder ser executado e tenha inicio, meio e fim. Constante: Valor declarado, fixo e inalterável dentro do programa. Podem ser descritas em forma decimal, hexadecimal e octal.
Variável: É um espaço na memória do computador destinado a armazenar certo tipo de dado durante a execução do programa. O nome da variável deve ser claro e não deixar dúvidas sobre o tipo de dado que a mesma irá armazenar. Como o nome diz, o seu valor varia a cada execução do programa.
Operadores: Aritméticos, lógicos e relacionais, são utilizados na realização dos cálculos, comparações, condições e formas de apresentação dos dados pelo programa a fim de se chegar ao resultado esperado.
Funções: Comando dado à máquina para que desempenhe uma determinada tarefa. Tem seus nomes seguidos de parênteses para que sejam diferenciadas de variáveis. Ao se iniciar uma função abre-se chaves e ao terminar fecha-se chaves, este espaço entre as chaves determinam o corpo da função.
Instruções: Passo a passo que deve ser seguido pelo computador, separados por ponto e vírgula, na ordem definida pelo programador. Usarão constantes, variáveis, operadores e funções para dar instruções à máquina para que o programa seja executado.e modulares (divididas em módulos para melhor compreensão), respeitando sempre as regras de prioridade de parênteses e operações a serem resolvidos primeiro.
Existem caracteres que não podem ser digitados diretamente do teclado para dentro do nosso programa. Esses caracteres são codificados em C por meio da combinação do sinal \ com outros
...