Algoritmo Para Resolução De Problemas
Por: rambler.junior • 30/10/2023 • Trabalho acadêmico • 861 Palavras (4 Páginas) • 101 Visualizações
[pic 1]
ALGORITMO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- Desenhar um diagrama de blocos simplificado (fluxograma) do processo.
- Identificar, com símbolos, as informações das correntes envolvidas.
- Anotar no esquema todos os dados disponíveis das correntes consideradas.
- Verificar que informações podem ser imediatamente calculadas.
- Realizar uma análise dos graus de liberdade.
- Se necessário, selecionar uma base de cálculo para o início do problema.
- Aplicar a equação geral do balanço e simplificar os termos apropriados.
- [pic 2]Resolver o sistema de equações.
Análise dos graus de liberdade Este procedimento permite identificar se o problema pode ou não ser resolvido considerando as informações disponíveis no enunciado. Por definição, o número de graus de liberdade (𝑛𝑔𝑙) do sistema pode ser determinado por: 𝑛𝑔𝑙 =𝑛𝑖𝑛𝑐ó𝑔𝑛𝑖𝑡𝑎𝑠 −𝑛𝑒𝑞𝑢𝑎çõ𝑒𝑠 𝑖𝑛𝑑𝑒𝑝𝑒𝑛𝑑𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 Onde os termos do lado direito denotam o número de incógnitas no volume de controle e o número de equações independentes que as relacionam, respectivamente. Existem três possibilidades de valores para 𝑛𝑔𝑙, a saber:
Atenção! Para um processo em que não há reações químicas, podem ser escritos até nbm balanços materiais independentes, em que nbm denota o número de espécies envolvidas no processo. Para processos reativos, o procedimento é um pouco mais complicado e será discutido posteriormente. Outras fontes de equações que relacionam as variáveis desconhecidas do processo são: (1) especificações adicionais do processo (ex: % de recuperação de um componente numa corrente), (2) restrições físicas (ex: ∑𝑥𝑖 =1), (3) balanço de energia, (4) relações estequiométricas etc. Atenção! Em processos com múltiplas unidades, deve-se realizar as análises dos graus de liberdade nos diferentes volumes de controle possíveis. |
EXERCÍCIOS
- Uma corrente gasosa contém 18,0% molar de hexano e o restante é nitrogênio. A corrente flui para um condensador, onde a temperatura é reduzida e parte do hexano condensa. A fração molar do hexano na corrente gasosa que deixa o condensador é 0,05. O hexano líquido condensado (DR = 0,659) é recuperado com uma taxa de 1,50 L/min. Considerando que a operação se desenvolve no estado estacionário, responda:
- Qual é a vazão da corrente gasosa que sai do condensador em mol/min? R: 72,52 mol/min.
- Que % molar do hexano que entra no condensador é condensada? R: 76,00%. Este exercício está resolvido no vídeo disponível neste link.
- Uma mistura de benzeno e tolueno contendo 40,00% em quantidade de matéria de benzeno é carga de uma torre de destilação. Deseja-se recuperar 90,00% da quantidade de matéria do benzeno no destilado, cuja fração molar de benzeno deve ser de 92,5%. Se é necessário produzir 500 kg/d de benzeno na corrente de destilado, calcule as vazões molares das três correntes. R: As correntes de carga, de destilado e de fundo têm vazões de 17,8 kmol/d, 6,9 kmol/d e 10,9 kmol/d, respectivamente.
Este exercício está resolvido no vídeo disponível neste link.
- Uma torre de absorção deverá ser dimensionada para absorver 95% da acetona presente em uma mistura gasosa, cuja composição molar é: ar (80,0%) e acetona (20,0%). A acetona será absorvida por contato em contracorrente com água pura, gerando uma solução aquosa com a vazão mássica de 100 kg/h, contendo 10,0% de acetona (em massa). Desconsiderando a solubilidade do ar na água, calcule:
- A vazão molar da mistura gasosa a ser alimentada na torre. R: 0,91 kmol/h.
- A composição molar do gás efluente da torre. R: 98,8% de ar e 1,2% de acetona. Este exercício está resolvido no vídeo disponível neste link.
- Deseja-se separar por destilação uma mistura de 3 componentes em 3 produtos enriquecidos cada um em um dos 3 componentes. Para tal, utiliza-se duas colunas de destilação operando em série. A mistura a ser separada (carga global do processo) contém: a = 50,0%, b = 30,0% e c = 20,0% em base molar. Na primeira coluna, deverá ser recuperado, no destilado D1, 88% do componente a. Na segunda coluna, deverá ser recuperado 80% do componente b no destilado D2 e 75% do componente c no resíduo B2 (recuperações expressas em relação à carga global do processo). O destilado D1 da primeira coluna deverá ter a seguinte composição molar: a = 94,3%, b = 4,2% e c = 1,5%. O destilado D2 da segunda coluna deverá corresponder a 60% da carga B1 da segunda coluna. Calcule:
- A composição das correntes efluentes do processo global (D1, D2 e B2).
R: Corrente D1: (xa; xb; xc) = (0,94; 0,04; 0,02). Corrente D2: (xa; xb; xc) = (0,12; 0,75; 0,13).
Corrente B2 → (xa; xb; xc) = (0,11; 0,19; 0,70).
- A recuperação percentual de b em D2 e de c em B2, em relação à carga B1 da segunda coluna.
R: 85,6% e 77,7%, respectivamente.
Este exercício está resolvido no vídeo disponível neste link.
...