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Algoritmos de construção

Seminário: Algoritmos de construção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Seminário  •  4.063 Palavras (17 Páginas)  •  182 Visualizações

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ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

Ciência da Computação

1ª. Série

Construção de Algoritmos

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de

ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo

professor, e que tem por objetivos:

 Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.

 Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício

profissional.

 Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a

realidade.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a

serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

profissional.

AUTORIA:

Jeanne Dobgenski

Anhanguera Educacional

Ciência da Computação - 1ª. Série - Construção de Algoritmos

Jeanne Dobgenski

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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências

e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de

solução via computação.

 Valorizar o usuário no processo de interação com sistemas computacionais.

 Saber conciliar teoria e prática.

Produção Acadêmica

Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 e 4.

 Relatório 01: Solução para o Problema 1.

 Relatório 02: Solução para o Problema 2.

 Relatório 03: Solução para o Problema 3.

 Relatório 04: Solução para o Problema 4.

Apresentação final em Power Point.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte,

pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

 organizar-se, previamente, em equipes de alunos conforme orientação do

professor da disciplina;

 entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e

 observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

DESAFIO

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) promove desde 1996, anualmente, a

Maratona de Programação. Seu surgimento derivou das competições regionais

classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM

International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional brasileira do concurso. A

competição promove nos alunos da área da Computação a criatividade, a capacidade de

trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver

problemas sob pressão.

Tendo em vista que várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para

escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação, dentre os quais os

melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento, considere que

você e sua equipe estão se preparando para se candidatarem ao concurso local de sua

instituição de ensino, para representá-la na etapa nacional dessa competição. Dessa forma,

participarão de um concurso de Construção de Algoritmos que compreenderá a elaboração

de algoritmos que solucionem problemas de baixa, média e alta complexidade no contexto de

seu nível escolar.

Cada atividade desenvolvida no concurso será avaliada pelo professor da disciplina

considerando aspectos como os sugeridos na Tabela 1, que também contém sugestão de

pontuação. Por fim, ao finalizar a solução de todos os problemas (final da etapa 4) as equipes

competidoras apresentarão seus resultados ao professor envolvido com essa ATPS e demais

Ciência da Computação - 1ª. Série - Construção de Algoritmos

Jeanne Dobgenski

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convidados para definição das três melhores equipes, com premiação a ser definida pelo

professor – possibilidade: 0,5 ponto na média de cada integrante das equipes ganhadoras.

Tabela

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