Amperimetro
Artigo: Amperimetro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wmunis • 30/5/2014 • Artigo • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 648 Visualizações
AMPERIMETRO
O amperímetro é um dispositivo para medir a intensidade de corrente elétrica. Este dispositivo é baseado nos princípios fundamentais do eletromagnetismo e é uma das muitas aplicações. Seu sistema operacional é semelhante ao galvanômetro, que se distingue pela alta sensibilidade e precisão deste último, os amperímetros podem ser analógicos ou digitais. Ele é usado como unidade para o ampère (AMP), em homenagem ao famoso físico francês Andre Marie Ampere. (Livro: Eletricidade Basica. Vol 1 12ª Edição autores Van VALKENBURGH, NOOGER & NEVILLE)
Existem vários tipos de amperímetros, os tipos de amperímetros mais utilizados são os de bobina móvel, os de ferro móvel e os térmicos, todos têm uma coisa em comum: eles têm um dispositivo chamado de shunt (by pass palavra em Inglês) que permite somente a passagem de um circuito de pequena proporção definida corrente através da bobina de medição. O shunt é simplesmente um fio que se desvia do instrumento. Mas a bobina de medição tem uma resistência muito maior para a passagem de eletricidade do que o shunt, pois a maioria dos atuais toma o caminho de menor resistência e ignora a bobina.
O modo como funciona movendo amperímetro bobina, como seu nome sugere. Dê uma bobina de fio com um alfinete, colocado no campo magnético de um ímã fixo. Um campo magnético exerce uma força sobre qualquer fio através da qual a corrente flui, de modo que o campo magnético do imã vai exercer uma força sobre a bobina quando uma corrente passa através dele, o sistema é feito para que a bobina é desviado, ativando seu pivô.
O movimento é controlado por molas helicoidais também são usados para entrada e saída de corrente através dele. Se não houvesse molas, a força menor desviaria um amperímetro de bobina em ângulo reto pode medir a intensidade de uma corrente elétrica através da força que atua sobre a bobina e, portanto, a velocidade com que ele se move é regidos pela corrente que flui através da bobina. Europa pode muito bem, na verdade governado por outros fatores, como a bobina, o número de voltas que ele tem um ímã fixo, mas todos esses são fatores constante conjunto pelos fabricantes.
Anexado à bobina móvel com ele, tem uma exibição de mão, em uma escala que varia em amperes, a corrente através da bobina. O fato de que apenas uma fração da corrente total que passa através dele não afeta a medição, é sempre uma escala conhecida fração pode ser ajustada de modo que a leitura diretamente dá a corrente total no circuito. O amperímetro de bobina móvel somente, corrente alternada para a bobina se move rapidamente para trás e para frente. MUV Este instrumento é preciso.
Modelos de Amperímetro
Temos diverso modelos para varias aplicabilidades e para trabalho em diversos locais, devendo a escolha ser por aquele que oferece maior segurança, além de facilidade de uso, tendo ciência que a diferença básica de um para o outro é a questão de ser analógico ou digital. Assim sendo mostraremos alguns:
1. Amperímetro-Alicate
Esse instrumento se caracteriza pela funcionalidade nas medições de Corrente Elétrica, uma vez que, permite a quantização da grandeza sem a necessidade de interromper o circuito elétrico, ou seja, proporciona versatilidade nos processos de manutenção e verificação em Sistemas Elétricos industriais, residenciais, etc.
O Amperímetro-Alicate pode ser utilizado para medições de corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC), sendo que, em cada uma das situações seu aspecto construtivo difere. Esse tipo de equipamento geralmente é usado para medição de correntes de alta intensidade, uma vez que para baixa intensidade de Corrente o erro relativo pode comprometer a confiabilidade da medição. Essas aplicações serão esclarecidas mais adiante.
Os Amperímetros convencionais, além de exigirem a interrupção do circuito para efetuar uma medição, são fabricados para valores relativamente pequenos de Corrente, devido aspecto de isolamento e segurança, o que torna o "Amperímetro-Alicate" imprescindível em determinadas
...