Amperimetros
Tese: Amperimetros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fagnerhc • 1/9/2013 • Tese • 382 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
1Amperímetros e voltímetros são instrumentos utilizados para medir, nos circuitos, respectivamente, correntes e tensão elétrica. Ainda tem-se amperímetro e voltímetro analógicos que utilizam geralmente um ponteiro deslocando-se sobre uma escala para indicar a medida, e têm-se voltímetros e amperímetros digitais que geralmente utilizam dígitos para indicar a medida.
2Este texto tem como propósito falar de forma mais simples possível o funcionamento dos instrumentos de medição: amperímetros e voltímetros, com destaque para os amperímetros e voltímetros analógicos.
3O galvanômetro é um dispositivo utilizado, pela sua sensibilidade, para detectar e medir correntes elétricas de pequena intensidade e entra, como componente, nos amperímetros e voltímetros.
4O galvanômetro funciona aproveitando o torque sobre uma bobina numa região de campo magnético. Um ponteiro é montado fixo a uma bobina que, por sua vez, é montada de modo a poder girar em torno de um eixo horizontal numa região de campo magnético gerado por um imã permanente em forma de U. Uma mola, em espiral, exerce sobre a bobina um torque que equilibra o torque devido ao campo magnético.
5Para que um galvanômetro possa ser utilizado para medir correntes elétricas mais intensas liga-se um resistor em paralelo, com o que ele passa a se chamar amperímetro. A resistência elétrica desse resistor deve ser muito menor do que a resistência interna do galvanômetro para que a corrente sobre este seja pequena e não o danifique. Para medir a corrente através do resistor de um dado ramo de um circuito, o amperímetro deve ser conectado em série nesse ramo, de modo que a resistência interna desse amperímetro seja muito menor do que a resistência do resistor num dado circuito.
6Para que um galvanômetro possa ser utilizado para medir a tensão liga-se um resistor em série, com o que ele passa a se chamar voltímetro. Para medir a tensão através do resistor de um dado ramo de um circuito, o voltímetro deve ser conectado em paralelo nesse ramo, de modo que a resistência interna desse voltímetro seja muito maior do que a resistência do resistor num dado circuito.
7Portanto quando desejar medir corrente coloca-se o amperímetro sempre em série com uma carga que limite a corrente a um valor que não seja superior ao valor de fundo de escala. E quando desejar medir tensão coloca-se o voltímetro sempre em paralelo ao aparelho cuja tensão pretende-se medir.
...