TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Comercial de Sistemas Embarcados

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.587 Palavras (19 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 19

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

DEPARTAMENTO DA ÁREA DE INFORMÁTICA

Henrique Rodrigues Firmino

Giuliano Moreira

Sistema de Medição da Temperatura do Solo de Baixo-Custo (Análise Comercial)

Cuiabá – MT

21 de Dezembro de 2016

Henrique Rodrigues Firmino

Giuliano Moreira

Sistema de Medição da Temperatura do Solo de Baixo-Custo

Trabalho de análise comercial de projeto(s) desenvolvido durante a disciplina de sistemas embarcados, como parte dos requisitos necessários para à obtenção da aprovação da disciplina.

Professor(a): Giuliano Moreira

Cuiabá

21 de Dezembro de 2016

Sumário

  1. Introdução
  2. Delimitação do(s) problema(s)
  1. Fatores ambientais
  2. Integridade do produto
  3. Funcionalidade do produto
  1. Análise de viabilidade de execução
  1. Orçamento
  2. Aspecto legal/Legislação
  3. Recursos
  1. Financeiro
  2. Matéria prima
  3. Ferramental
  4. Recursos humanos
  1. Cronograma inicial do projeto
  2. Aspecto do Produto
  1. Garantia
  2. Especificações técnicas
  1. Hardware
  2. Software
  1. Etapas de Testes
  2. Considerações finais sobre o produto
  3. Apêndice

  1. Introdução

Atualmente o Brasil tem sido o celeiro mundial, se destacando-se na produção de soja, milho, algodão e entre outras variedades agrícolas. Esse destaque é devido a grandes investimentos em tecnologia e melhorias constante nas técnicas de manejo. Um conceito que tem tido grande importância tanto no cenário brasileiro quanto mundial é a agricultura de precisão, na qual é uma prática agrícola na qual utiliza-se tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos e agrotóxicos e etc. A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de equipamento para facilitar o mapeamento do tipo de solo, como proposta inicial o equipamento deverá realizar coletas da temperatura do solo, e como proposta futura ser capaz de realizar demais tipos de análise do solo.

  1. Delimitação do(s) problema(s)

Este tópico é dedicado para as limitações do projeto e eventuais problemas em fase de projeto e execução.

        2.1 Fatores Ambientais

A proposta do equipamento é para ser operado em regiões de campo aberto, sendo que podemos dividir em dois tipos de fatores ambientais: fatores previsíveis e fatores atípicos (imprevisíveis). Os fatores previsíveis o equipamento deverá ser pensado em forma de contornar esses tipos de problemas, tais como:

  • Umidade
  • Temperatura
  • Pressão
  • Água
  • Diversidade de solo (arenoso, arenoso argiloso, humoso e calcário)
  • Incidência Solar
  • Impacto físico leve

Já a lista de eventuais problemas imprevisíveis na qual o sistema poderá ser exposto são:

  • Descarga atmosférica
  • Agentes químico
  • Impacto físico forte ou moderado
  • Operar submerso em líquidos
  • Interferências eletromagnética

Além dos problemas acima listado, qualquer outro problemas não listado em problemas previsível será considerado problemas imprevisíveis na qual o sistema poderá sofre algum tipo de dano caso seja exposto.

2.2 Integridade do produto

        O sistema de medição de temperatura de baixo-custo contará com um invólucro de plástico rígido para a proteção física e a exposição excessiva do hardware em relação ao ambiente e entre outros fatores. O sistema conta com uma alimentação a bateria de chumbo-ácida regulada por válvulas tensão nominal: 12V capacidade: 7Ah, isto proporciona uma autonomia elétrica do sistema, dispensando a alimentação a rede elétrica.

Um dos aspectos positivo deste sistema é ser um sistema de baixo-custo e trabalhar em uma estação coletora de dados e outra emissora, desta forma o equipamento que está exposto a adversidade temporal apenas coleta as informações de tempos em tempos e envia para a estação receptora, desta forma em caso de eventuais danos a estação emissora, os dados estarão salvos na estação receptora, esta que poderá estar em um ambiente seguro, desde que esteja ao alcance do rádio para a comunicação.

2.3 Funcionalidade do produto

        O sistema como já dito anteriormente é composto em dois módulos: receptor e transmissor.

O módulo receptor funcionará como uma estação de recebimento de dados, ela apenas irá realizar o recebimento de uma ou mais estações. Esta estação não processa os dados, apenas realizar o armazenamento de dados. A estação tem um relógio interno que de tempos em tempos recebe os dados. Caso haja mais de uma estação transmissora para uma estação receptora, a regra de recepção será por meio de alocação de tempos para cada estação transmissora.

O módulo transmissor funcionará como uma estação de coleta de dados e transmitir para a sua estação receptora, ele não irá realizar nenhum processamento de dados. Este módulo poderá operar com outros vários módulos de transmissão, e a regra da transmissão deste módulo será uma alocação de tempos para cada módulo, este tempo será gerenciado pelo seu relógio interno e a banda de tempo necessária para a transmissão será determinada pela quantidade de módulo na rede.

A proposta de funcionalidade deste sistema de medição de temperatura do solo é ser um sistema barato e de fácil operação, contando com um sistema para realizar a leitura do arquivo da estação receptora e realizar o processamento em um computador portátil, com todo poder de exportar esses dados para um banco de dados e gerar gráficos e dados estatísticos com base das informações coletada deste sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (289.1 Kb)   docx (628.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com