Sistemas Microprogramados - Sistemas Embarcados
Ensaios: Sistemas Microprogramados - Sistemas Embarcados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrolinsbr • 13/6/2013 • 943 Palavras (4 Páginas) • 691 Visualizações
Faculdade Anhanguera
Unidade III
Nome: Argeu Gonzaga de Assis RA: 1054000345
Campinas
12/06/13
O QUE É UM SISTEMA EMBARCADO
Um sistema embarcado é um sistema microprocessado no qual o
computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou
sistema que ele controla. Diferente de computadores de propósito geral,
como o computador pessoal, um sistema embarcado realiza um conjunto de
tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos. Já que o sistema
é dedicado a tarefas específicas, através de engenharia pode-se otimizar o
projeto reduzindo tamanho, recursos computacionais e custo do produto.
Sistemas como PDAs são geralmente considerados sistemas embarcados
pela natureza de seu hardware, apesar de serem muito mais flexíveis em
termos de software. Fisicamente, os sistemas embarcados passam desde MP3
players à semáforos.
CARACTERÍSTICAS DE SISTEMAS EMBARCADOS
Sistemas embarcados são desenvolvidos para uma tarefa específica. Por
questões como segurança e usabilidade, alguns inclusive possuem restrições
para computação em tempo real. O software escrito para sistemas embarcados
é muitas vezes chamado firmware, e armazenado em uma memória ROM ou
memória flash ao invés de um disco rígido. Por vezes o sistema também é
executado com recursos computacionais limitados: sem teclado, sem tela e
com pouca memória.
CONCEITO DE SISTEMAS EMBARCADOS
Sistemas embarcados estão relacionados ao uso de hardware (eletrônica)
e software (instruções) incorporados em um dispositivo com um objetivo
pré-definido. A diferença entre um sistema embarcado e um computador
de propósito geral está justamente na objetividade. Computadores como
PCs, notebooks e afins são máquinas multiobjetivo, ou seja, foram criadas
e dimensionadas para atuar num domínio de funções muito grande. Já
os sistemas embarcados ou SEs possuem dimensionamento de recursos
direcionado a um domínio de objetivo bem menor, ou mesmo singular.
Destrinchando um projeto de SE, normalmente encontramos uma subdivisão
clara, que corresponde à unidade de processamento, memória e periféricos.
A unidade de processamento executa as instruções (software/firmware)
responsáveis por realizar cálculos, tomar decisões e tratar eventos (como
aquele do botão do elevador). Possui normalmente a arquitetura elementar
clássica de um processador de computador convencional, como a unidade
lógico-Aritmética (ULA), unidade de controle (UC), registradores, etc.
A memória armazena dados e instruções relacionados às operações da
unidade de processamento. As instruções e dados podem dividir a mesma
memória, como nos PCs (arquitetura Von Neumann) ou separados em
memórias distintas (arquitetura Harvard), sendo a segunda a mais comum em
SEs.
Os periféricos são as interfaces da unidade de processamento com o mundo
externo, trazendo ou enviando informações para ele. Um exemplo de um
periférico seria um conversoranalógico/digital acoplado a um sensor térmico
que converte a temperatura de um ambiente em números binários para que a
unidade de processamento consiga interpretar e processar a informação.
O objetivo de um sistema embarcado é o de controlar processos, em outras
palavras, atuar sobre um problema. Um processo pode ir de um simples
acender e apagar de lâmpadas automatizado, até gerenciamento autônomo
de um avião (piloto automático). Isso é feito por intermédio
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