Análise comparativa entre sistemas estruturas de aço e concreto para edifícios comercias
Por: Deleon Pires Dos Santos • 3/10/2018 • Monografia • 440 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
[pic 1]
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Deleon Pires dos Santos FC20162020
- Tema:
Análise comparativa entre sistemas estruturas de aço e concreto para edifícios comercias. Estudo de caso
- Problemática:
“Qual seria o sistema estrutural Aço ou concreto para se utilizar em um edifício comercial, levando em consideração Tempo de obra, custo, Vão a ser vencido, e ações solicitantes? ”
Na construção civil brasileira os sistemas estruturais de aço têm ganhado espaço, mas em algumas regiões do pais ainda é pouco utilizado. Por razão de ser pouco conhecido ou até mesmos por existe certo tradicionalismo em relação aos modelos estruturais.
Embora que para a escolha de um sistema estrutural eficiente o engenheiro de estruturas deva levar em conta alguns aspectos como a influência por detalhes arquitetônicos a predominância de modelos estruturais na região, infraestrutura local e etc. Cabe ao engenheiro fazer uma analise detalhada de todos os aspectos e escolher o sistema mais econômico para o cliente.
Os sistemas estruturais de aço e Concreto protendido apresentam características parecidas. Na região norte do Brasil a qual e destinada à pesquisa, os sistemas podem ter aspectos diferentes, que gerariam vantagens e desvantagens.
- Objetivo Geral:
Comparar sistemas estruturais de aço e concreto para a construção de um edifício, sendo o mesmo construído na cidade de Palmas-TO.
- Objetivos Específicos:
- Dimensionar a estrutura de um predo comercial em concreto utilizando o software de cálculo estrutural eberick
- Analisar a relação do tempo em que a parte estrutural do empreendimento e construída.
- Comparar os custos da parte estrutural do empreendimento.
- Revisar e obter conhecimentos sobre esturras de aço e concreto
.
- Justificativa
Na atualidade o sistema estrutural em aço está sendo mais utilizados do que em tempos atrás, isso se deve a alguns benefícios que a estrutura em aço permite, são eles projetos mais arrojados com mais liberdade na criação arquitetônica, agilidade no tempo de obra, mão de obra reduzida em relação a outros sistemas.
Contudo o concreto armado ainda e o mais usual entre os sistemas estruturais, isso se dá pela mão de obra, que na maioria das vezes e especializa para métodos construtivos tradicionais como a próprio concreto armado e a alvenaria estrutural.
No custo o concreto armado leva vantagem se comparado com a estrutura metálica, mais e um valor baseado em parâmetros de custo total da estrutura, não levando em consideração tempo, mão de obra da região, vida útil e manutenção da estrutura. Em razão disso, as empresas estão buscando por um maior custo-benefício, e a escolha correta de um sistema estrutural e fundamental.
Portan
“ESTUDO COMPARATIVO DE UMA EDIFICAÇÃO EM ESTRUTURA METALICA/CONCRETO ARMADO: ESTUDO DE CASO,
Por
Bárbara Maier Rossatto
...