Portfólio - Sistemas Estruturais, Concreto, Aço, Madeira
Por: Pedro Celin Mamoni • 11/6/2020 • Ensaio • 545 Palavras (3 Páginas) • 365 Visualizações
...............................................................................................................................
PEDRO
PORTFÓLIO Nº 1
Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade ENIAC para a disciplina Sistemas Estruturais, Concreto, Aço, Madeira.
Prof. Rodrigo Schimidt Miranda
Leme
2019
Respostas
.............................................................................................................
Com base nesse exemplo e nos conhecimentos que adquiriu nesta unidade, pesquise uma obra com estrutura de madeira ou aço ou concreto ou misto, faça um relatório fotográfico e uma pesquisa sobre a obra.
O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand, tornando-se o primeiro museu moderno no país. Em 1968, foi transferido de sua primeira sede na rua 7 de Abril para a atual sede na Avenida Paulista, obra alvo deste trabalho.
O projeto, cuja estrutura se baseia no uso de concreto protendido, foi desenvolvido por Lina Bo Bardi e se tornou um marco na história da arquitetura do século XX. A esplanada sob o edifício, conhecida como “vão livre”, foi pensada como uma praça para uso da população, mas era também uma necessidade da obra.
Explico: um fato interessante é que o terreno onde o museu foi instalado foi doado à Prefeitura de São Paulo com a condição de que jamais fosse construído um edifício no local. A construção esconderia a paisagem para a Avenida Nove de Julho, com vista para o centro e a Serra da Cantareira. Assim, para atender a esta exigência, a arquiteta apresentou um projeto com um grande vão, onde toda a paisagem era preservada.
A estrutura básica construída para suportar este grande vão é composta por 2 pares de vigas protendidas por um sistema de protensão criado pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, professor da Escola Politécnica e da FAU, ambas da USP. A protensão era sistematicamente diferente do método Freyssinet, mais conhecido e empregado no mundo todo.
Cada par de vigas é responsável por sustentar uma parte da construção. As vigas visíveis, e que são também marcas registradas do MASP, suportam a cobertura do prédio. As vigas internas e, portanto, não visíveis são responsáveis
...