Análise da parametrização do fornecimento de uma liga de alumínio líquida
Por: Jean Zanchetto • 26/9/2016 • Seminário • 6.600 Palavras (27 Páginas) • 298 Visualizações
1. Introdução
Engenharia de Produção é uma das mais recentes formas de manifestação da Engenharia, e abrange um amplo campo de atuação, desde desenvolvimentos de projetos e otimização de processos.
Segundo Batalha (2008) o engenheiro de produção atua no sentido de projetar, aperfeiçoar e implantar sistemas de produção (combinando pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia) para a a produção sustentável de bens e serviços.
O mercado de Engenharia de Produção no Brasil, mesmo tendo pouco tempo, vem apresentando bons cargos para os engenheiros, devido ao perfil de um profissional com uma sólida formação científica e com visão generalista, permitindo-o enfrentar a globalização e trabalhar visando à melhoria contínua.
Isso se deve à sua formação multidisciplinar, ou seja, possui conhecimento e habilidade em ciências matemáticas, física e sociais. A área de atuação é ampla, sendo possível atuar nas diferentes áreas de uma organização como finanças, produção, recursos humanos, marketing ou desenvolvimento do produto.
É um profissional que deve acompanhar os avanços e atualizações tecnológicos, prevendo o seu impacto sobre a competitividade do mercado, possuindo iniciativa empreendedora e bom conhecimento de gestão de pessoas, pois geralmente ocupam cargos de supervisão e gerenciamento.
O projeto integrado tem como principal objetivo relacionar o conhecimento multidisciplinar adquirido em sala com uma situação real de uma organização, por meio de uma análise técnica de um problema e a busca de uma solução ou implementação de uma melhoria.
No capítulo 2, o problema é descrito detalhadamente como também os métodos de pesquisa que foram utilizados para analisá-lo e buscar uma solução, com base no conhecimento adquirido em sala e também na realidade da empresa.
No capítulo 3 é apresentada a teoria que fundamenta o problema em análise, utilizando estudos relacionados com base em livros, artigos e trabalhos acadêmicos. São também relacionados os principais conceitos afim de apresentar métodos para a resolução do problema.
No capítulo 4 a solução proposta para o problema é descrita através da utilização dos conceitos de cada disciplina, contribuindo para uma análise mais detalhada com o objetivo de identificar uma melhoria e até mesmo a resolução do problema.
2. Metodologia
A metodologia é fundamental para o desenvolvimento de um estudo de caso, pois consiste em um conjunto de métodos a fim de direcionar de forma organizada um estudo de uma situação problema, possibilitando uma análise consistente, baseada em estudos científicos e pesquisas literais, visando sua solução.
2.1. Situação Problemática
O objeto em estudo é uma área de galvanoplastia, em que ocorre uma produção excessiva e em grandes lotes, gerada por uma deficiência do planejamento de produção. Dessa forma, a área apresenta altos níveis de estoque e consequentemente um custo elevado para a organização, além de representar capital estagnado.
Com isso, o objetivo desse trabalho é analisar a eficiência do processo logístico desde a sua entrada, o seu processamento e sua saída da galvânica.
Tendo em vista o objetivo geral, pode-se destacar como sequência de trabalho:
- Levantamento base teórica;
- Analisar os métodos e processos utilizados na galvânica;
- Verificar se há possíveis falhas no processo.
Atualmente as organizações possuem alto nível de competitividade, em que buscam se destacar de seus concorrentes, seja pela qualidade, diferenciação em seus serviços/produtos, ou até mesmo pelo preço, sendo este um dos fatores que mais sensibilizam os clientes.
Uma das estratégias adotadas é manter um nível de estoque baixo, produzindo apenas o que o cliente necessita, contribuindo assim para um custo operacional reduzido e consequentemente um preço competitivo no mercado.
2.2. Procedimentos de pesquisa
Para o desenvolvimento desse projeto, é necessária a busca de orientações para a formulação das pesquisas indicativas. Por isso, serão utilizados pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com o intuito de conhecer melhor o problema e assim levantar hipóteses mais precisas para o desenvolvimento da monografia.
Toda a base teórica será obtida por meio da pesquisa bibliográfica, absorvendo o conhecimento necessário dos livros, artigos ou teses publicados na área de pesquisa.
Outro meio de levantamento de dados para a pesquisa será a utilização da pesquisa exploratória, da qual não se apoia a um autor específico, mas analisa a empresa propriamente dita.
Será realizado também o estudo de caso, que permite fazer uma investigação mais detalhada do assunto, compreendendo de maneira precisa qual é a problemática da pesquisa.
Por fim, para objeto desse estudo será utilizado uma das unidades brasileiras da empresa, Grupo Robert Bosch, a fim de analisar a qualidade do processo desde a sua entrada, o seu processamento e sua saída da galvânica,
2.2.1. Pesquisa Bibliográfica
A pesquisa bibliográfica realizada nesta monografia, segundo Silva (2004) “é o tipo de pesquisa elaborada a partir de material já publicado, constituída principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado".
Portanto, esse modo de pesquisa permite o apoio necessário para desenvolver uma análise, podendo ser por meio de pesquisas quantitativas, em que se baseará em dados estatísticos ou por pesquisas qualitativas, diferente da anterior utiliza informações e análises, que abrangem o problema estudado.[pic 1]
2.2.2. Pesquisa Documental
Como descreve Jung (2003), esse tipo de pesquisa tem por finalidade conhecer os diversos tipos de documentos e provas existentes sobre conhecimentos científicos.
Portanto, a pesquisa documental tem por finalidade, a quem se utiliza dela para a elaboração do projeto, de conhecer os diversos tipos de provas e documentos existentes sobre o conhecimento mais elaborado do que se procura estudar de uma empresa.
...