Ligas de Ferro Carbono
Seminário: Ligas de Ferro Carbono. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eliney • 29/9/2013 • Seminário • 299 Palavras (2 Páginas) • 791 Visualizações
SENAI
Introdução
O presente trabalho justifica-se pela importância em se estudar a disciplina Tecnologia dos Materiais no curso Técnico em Mecânica. Seu principal foco foi nos seguintes temas:
Ligas de ferro carbono: tratamentos térmicos;
Ligas de ferro carbono: tratamentos termoquímicos;
Produção de metais não ferrosos;
Utilização de metais não ferrosos;
Utilização e produção de materiais resistentes ao calor e à corrosão.
Tal estudo fez-se necessário para aprimorar nossos conhecimentos sobre os assuntos abordados, para tanto, foi necessário realizar pesquisas em sites e leitura de seminários realizados por outros alunos, aplicados em estudar os mesmos conceitos.
CFP “ALOYSIO RIBEIRO DE ALMEIDA”
SENAI
Ligas de Ferro Carbono: Tratamentos Térmicos
Tratamento térmico é denominado como um processo realizado no estado sólido, que envolve aquecimento, temperaturas constantes e resfriamento do material. Tem por objetivo alterar as propriedades do material, que são aquecidos e resfriados em diversas condições. Citaremos a seguir alguns processos de tratamentos térmicos das ligas de ferro carbono:
Têmpera: Processo térmico com finalidade de aumentar a dureza e resistência dos materiais. Ocorre em duas etapas: aquecimento (tem por finalidade obter organização de cristais de metal) e resfriamento rápido (tem por finalidade obter uma estrutura martensita). É obtida em diferentes temperaturas, dependendo, portanto, da composição do aço e de seus objetivos. A fase de resfriamento da têmpera deve ser rápida, uma vez que ela deve impedir que o aço mude de fase.
Alívio de Tensão: Tal processo ocorre na fase inicial do recozimento. Sua temperatura varia entre 600º e 680º C, tendo um resfriamento mais lento. O objetivo desse processo é melhorar as condições de estabilidade, devido ao aumento da dureza e ductilidade.
Normalização: Processo que refina a estrutura do aço, melhorando as condições obtidas pelo recozimento. É um processo final ou intermediário às outras fases. Ocorre em duas etapas: aquecimento (o tempo depende da espessura da peça) e resfriamento. Tal processo facilita a usinagem da peça.
...