Análise dos principais consumidores de energia eléctrica
Por: 51996 • 12/1/2018 • Relatório de pesquisa • 3.149 Palavras (13 Páginas) • 263 Visualizações
Índice
1. Introdução 1
1.1. Objectivo Geral 2
1.2. Objectivos específicos 2
1.3. Metodologia 2
2. Auditoria Energética em Edifícios Residenciais 3
2.1. Caracterização do Edifício 3
2.2. Utilização de Energia 1
2.3. Análise dos principais consumidores de energia eléctrica 2
o Climatização: 2
o Iluminação: 2
o Equipamento 4
2.4. Consumo de Energia Eléctrica 5
2.5. Consumo Total de Energia Eléctrica 6
2.6. Consumo do Carvão vegetal 6
2.7. Consumo de Gás doméstico (GPL) 6
2.8. Custo Total da Energia 7
3. Medidas de Eficiência Energética 7
4. Ultimas considerações 10
5. Referências Bibliográficas 11
Introdução
O uso da energia tornou-se essencial na vida do homem moderno. Das tarefas mais complexas até as mais simples temos dependência de energia, seja para realizar ou produzir produtos nas áreas de serviço, comércio ou indústria.
Uma das consequências da dependência da energia, é o uso da iluminação em edificações industriais, residenciais ou comerciais. Porém muitos desses projectos luminotécnicos não estão de acordo com as normas técnicas vigentes, acarretando uma carga maior instalada e por consequência, num maior consumo ou até mesmo a má utilização da energia, daí a surge a necessidade de elaboração de auditorias energéticas. Auditoria energética é definida como sendo, o levantamento e análise crítica das condições de utilização da energia, com vista à detecção de oportunidades de racionalização energética, através de medidas com uma viabilidade técnico-económica aliciante. Existem vários tipos de auditorias energéticas que podem ser realizadas, entre elas as auditorias energéticas em edifícios, este é o tema do trabalho. Sabe-se que o consumo de energia dentro de uma residência sofre várias oscilações conforme o perfil de cada morador em determinada época ou estacão do ano.
O trabalho a ser apresentado nas páginas seguintes, tem a finalidade de apresentar uma auditoria energética feita em um edifício residencial, num período correspondente a 4 semanas, o que equivale a 1 mês.
Objectivo Geral
O trabalho tem como objectivo geral:
Elaborar uma auditoria energética em um determinado edifício residencial.
Objectivos específicos
O trabalho tem como objectivos específicos:
- Avaliar as condições de utilização da energia;
- Quantificar o consumo mensal de energia;
- Identificar os principais consumidores de energia;
- Caracterizar os principais consumidores de energia;
- Identificar medidas de eficiência energéticas.
Metodologia
O trabalho foi realizado com base em algumas pesquisas científicas e com o auxílio do manual fornecido pelo docente da cadeira: Auditoria em Edificações e na Indústria, onde foi possível a definição de etapas a seguir para a execução de uma auditoria energética, á saber:
1a Fase: Preparação da intervenção;
2a Fase: Intervenção no local;
3a Fase: Tratamento dos dados;
4a Fase: Elaboração do relatório da auditoria.
Auditoria Energética em Edifícios Residenciais
Neste tema referem-se as diversas características que abrangem a auditoria energética em edifícios. Devido à complexidade que vai desde as características do edifício, até aos equipamentos que integram o seu interior, bem como as outras formas de energia. A auditoria corresponde ao mês de Outubro.
Caracterização do Edifício
O edifício encontra-se localizado na zona urbana da cidade de Maputo, no bairro do Alto-maé, rua Ernesto Paulo Mendelos, casa n0 118 R/Ch, nela residem 4 pessoas.
O edifício em estudo é constituído por 12 divisões, contendo na parte interna: 1 sala de estar, 1 sala de estudo, 1 espaço para circulação (corredor), 2 quartos, 1 casa-de-banho, 1 cozinha, e na parte externa: 1 varanda, 1 copa, 1 despensa/armazém 1 casa-de-banho, garagem e jardim.
A tipologia do edifício é a seguinte:
- Varanda: 2,64m2
- Sala de estar: 9,04m2
- Sala de estudo: 2,62m2
- Corredor: 5,06m2
- Quarto 1: 9,04m2
- Quarto 2: 9,04m2
- Casa-de-banho dentro: 2,62m2
- Casa-de-banho fora: 2,10m2
- Cozinha: 6,75m2
- Copa: 10,42m2
- Despensa/armazém: 9,36m2
- Garagem/Jardim: 28,66m2
Por falta de elementos sobre as soluções construtivas da residência, visto que é uma construção com mais de 30 anos, recorreu-se no caso das paredes, que a sua constituição é desconhecida porém o seu revestimento é de reboco (cimento), com uma espessura de aproximadamente 30cm, com um coeficiente de transmissão térmica de 1,00W/m2.0C.
...