Analisando Processos
Resenha: Analisando Processos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jess08 • 13/10/2013 • Resenha • 285 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
Analisando Processos
Comando ps
O comando ps sem parametros lista os processos que estão em execução no tty atual. No caso, a imagem acima mostra que estão sendo executados três processos, o comando su, o terminal, e o próprio comando ps.
Comando ps -l
Comando ps -l faz uma listagem mais completa, mostrando UID, PPID, STAT.
Comando ps -x
Mostra os processos de todas as tty, todos os terminais
ps -r
Mostra os processos que estão em running, rodando.
Ps -u
Mostra os usuários de todas as tty.
Ps aux
É possível usar vários parametros juntos para uma saída mais completa. Um exemplo e o comando muito usado que é o ps -aux.
Comando pstree
Tem a mesma saída do comando ps mas ele constroi uma arvore.
Pstree -a mostra todos os processos e sub- processos em formato de arvore.
Pstree -h destaca os processos atuais
pstree -p
Mostra o PID de cada processo e sub-processo.
Comando top
O principal papel do comando top é exibir os processos que estejam sendo executados em um sistema Linux. Ele fornece uma visão dinâmica destes processos, atualizando a lista a cada 3 segundos, por padrão. O que poucos usuários – e mesmo administradores – sabem é que os dados exibidos, sua ordem e aparência são configuráveis.
Outra situação possível é a administrador que deseja verificar alguns processos específicos. A solução seria utilizar os comandos
Pressione o comando ‘k’ e você receberá um prompt para indicar o PID de algum processo. Ao fazer isso, será perguntado qual sinal deve ser enviado ao processo com esse PID – você pode informar tanto o valor numérico do sinal como o seu nome. O sinal enviado por default é o 15 (SIGTERM). Caso você arrependa-se ou pressione ‘k’ acidentalmente, deixe o PID em branco para abortar o envio de sinal.
...