Analisar e resolver problemas de programação e sistemas computacionais
Seminário: Analisar e resolver problemas de programação e sistemas computacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paola246 • 11/9/2013 • Seminário • 257 Palavras (2 Páginas) • 794 Visualizações
Objetivo do Desafio
Analisar e resolver problemas de programação e sistemas computacionais, apresentando um conjunto de relatórios sobre o estudo efetuado, com o propósito de vencer o concurso de Construção de Algoritmos.
Item
Aspectos considerados
Notas sugeridas
1
Lógica proposta para solução do problema.
20,00
2
Identificação correta dos dados e variáveis. Apresentação das tabelas verdades.
15,00
3
Apresentação correta da descrição do algoritmo em representação gráfica e em pseudo-linguagem.
30,00
4
Apresentação passo-a-passo do exemplo numérico apresentado no enunciado do problema e de outro escolhido pelo grupo para mostrar o funcionamento correto do algoritmo. Sugere-se usar desenhos e/ou representações gráficas sempre que possível.
20,00
5
Apresentação da solução seguindo as orientações do item “Padronização” e definidas na etapa do desafio.
15,00
Total
100,00
CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 2ª. Série - Construção de Algoritmos
Jeanne Dobgenski
Pág. 4 de 12
ETAPA 1 (tempo para realização: 08 horas)
Aula-tema: O raciocínio e as formas de resolução de problemas. Instruções e programas: pseudo-linguagem. Expressões matemáticas e lógicas e seus operadores. Algoritmos. Dados e variáveis. Estrutura Sequencial. Estrutura Condicional simples e compostas. Aninhadas, seleção de casos e outras formas. Desenvolvimento de algoritmos: análise e resolução de problemas, técnicas top-down. Estruturas de controle: seleção.
Esta atividade é importante para que você desenvolva a capacidade de compreender e solucionar problemas por meio do emprego de conceitos, técnicas e recursos computacionais, construindo algoritmos corretamente.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
Fazer as atividades apresentadas a seguir.
1. Estudar na bibliografia recomendada ao final desse passo os capítulos que se referem aos conteúdos de Lógica de Programação, Tópicos Preliminares e Estruturas de Controle.
2. Assistir ao vídeo: VisuALG - Aula 01 (Princípios Básicos). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=dZq7l9Oj-
...