Análise Comercial de Sistemas Embarcados
Por: Henrique Firmino • 14/3/2017 • Trabalho acadêmico • 4.587 Palavras (19 Páginas) • 342 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO
DEPARTAMENTO DA ÁREA DE INFORMÁTICA
Henrique Rodrigues Firmino
Giuliano Moreira
Sistema de Medição da Temperatura do Solo de Baixo-Custo (Análise Comercial)
Cuiabá – MT
21 de Dezembro de 2016
Henrique Rodrigues Firmino
Giuliano Moreira
Sistema de Medição da Temperatura do Solo de Baixo-Custo
Trabalho de análise comercial de projeto(s) desenvolvido durante a disciplina de sistemas embarcados, como parte dos requisitos necessários para à obtenção da aprovação da disciplina.
Professor(a): Giuliano Moreira
Cuiabá
21 de Dezembro de 2016
Sumário
- Introdução
- Delimitação do(s) problema(s)
- Fatores ambientais
- Integridade do produto
- Funcionalidade do produto
- Análise de viabilidade de execução
- Orçamento
- Aspecto legal/Legislação
- Recursos
- Financeiro
- Matéria prima
- Ferramental
- Recursos humanos
- Cronograma inicial do projeto
- Aspecto do Produto
- Garantia
- Especificações técnicas
- Hardware
- Software
- Etapas de Testes
- Considerações finais sobre o produto
- Apêndice
- Introdução
Atualmente o Brasil tem sido o celeiro mundial, se destacando-se na produção de soja, milho, algodão e entre outras variedades agrícolas. Esse destaque é devido a grandes investimentos em tecnologia e melhorias constante nas técnicas de manejo. Um conceito que tem tido grande importância tanto no cenário brasileiro quanto mundial é a agricultura de precisão, na qual é uma prática agrícola na qual utiliza-se tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo e clima. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos e agrotóxicos e etc. A proposta deste trabalho é o desenvolvimento de equipamento para facilitar o mapeamento do tipo de solo, como proposta inicial o equipamento deverá realizar coletas da temperatura do solo, e como proposta futura ser capaz de realizar demais tipos de análise do solo.
- Delimitação do(s) problema(s)
Este tópico é dedicado para as limitações do projeto e eventuais problemas em fase de projeto e execução.
2.1 Fatores Ambientais
A proposta do equipamento é para ser operado em regiões de campo aberto, sendo que podemos dividir em dois tipos de fatores ambientais: fatores previsíveis e fatores atípicos (imprevisíveis). Os fatores previsíveis o equipamento deverá ser pensado em forma de contornar esses tipos de problemas, tais como:
- Umidade
- Temperatura
- Pressão
- Água
- Diversidade de solo (arenoso, arenoso argiloso, humoso e calcário)
- Incidência Solar
- Impacto físico leve
Já a lista de eventuais problemas imprevisíveis na qual o sistema poderá ser exposto são:
- Descarga atmosférica
- Agentes químico
- Impacto físico forte ou moderado
- Operar submerso em líquidos
- Interferências eletromagnética
Além dos problemas acima listado, qualquer outro problemas não listado em problemas previsível será considerado problemas imprevisíveis na qual o sistema poderá sofre algum tipo de dano caso seja exposto.
2.2 Integridade do produto
O sistema de medição de temperatura de baixo-custo contará com um invólucro de plástico rígido para a proteção física e a exposição excessiva do hardware em relação ao ambiente e entre outros fatores. O sistema conta com uma alimentação a bateria de chumbo-ácida regulada por válvulas tensão nominal: 12V capacidade: 7Ah, isto proporciona uma autonomia elétrica do sistema, dispensando a alimentação a rede elétrica.
Um dos aspectos positivo deste sistema é ser um sistema de baixo-custo e trabalhar em uma estação coletora de dados e outra emissora, desta forma o equipamento que está exposto a adversidade temporal apenas coleta as informações de tempos em tempos e envia para a estação receptora, desta forma em caso de eventuais danos a estação emissora, os dados estarão salvos na estação receptora, esta que poderá estar em um ambiente seguro, desde que esteja ao alcance do rádio para a comunicação.
2.3 Funcionalidade do produto
O sistema como já dito anteriormente é composto em dois módulos: receptor e transmissor.
O módulo receptor funcionará como uma estação de recebimento de dados, ela apenas irá realizar o recebimento de uma ou mais estações. Esta estação não processa os dados, apenas realizar o armazenamento de dados. A estação tem um relógio interno que de tempos em tempos recebe os dados. Caso haja mais de uma estação transmissora para uma estação receptora, a regra de recepção será por meio de alocação de tempos para cada estação transmissora.
O módulo transmissor funcionará como uma estação de coleta de dados e transmitir para a sua estação receptora, ele não irá realizar nenhum processamento de dados. Este módulo poderá operar com outros vários módulos de transmissão, e a regra da transmissão deste módulo será uma alocação de tempos para cada módulo, este tempo será gerenciado pelo seu relógio interno e a banda de tempo necessária para a transmissão será determinada pela quantidade de módulo na rede.
A proposta de funcionalidade deste sistema de medição de temperatura do solo é ser um sistema barato e de fácil operação, contando com um sistema para realizar a leitura do arquivo da estação receptora e realizar o processamento em um computador portátil, com todo poder de exportar esses dados para um banco de dados e gerar gráficos e dados estatísticos com base das informações coletada deste sistema.
...