Análise Software I. E
Pesquisas Acadêmicas: Análise Software I. E. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pescumale • 22/10/2014 • 1.245 Palavras (5 Páginas) • 616 Visualizações
Disciplina: Engenharia de Software I
Montar o trabalho abaixo, utilizando formatação ABNT. Entregar impresso
1- Escolha um software para análise
2- Mostre sua criticidade em relação ao software:
2.1- Objetivos e metas declaradas no software são consistentes?
2.2- Interfaces de todos os elementos do sistema atendem aos usuários?
2.3- Estrutura e fluxo das informações estão adequadamente definidos no software?
2.4- Diagramas são claros? Não precisam de texto suplementar?
2.5- As principais funções estão dentro do escopo do software? Estão adequadamente representadas / escritas?
2.6- O comportamento do software consiste com as informações que ele deve processar? E as funções que deve realizar?
Internet Explorer Análise de Software
Introdução
Windows Internet Explorer, também conhecido pelas abreviaçõesIE, MSIE, WinIE ou Internet Explorer é um navegador de internet delicença proprietária produzido inicialmente pela Microsoft em 23 de agosto de 1995.
O Internet Explorer é um componente integrado desde o Microsoft Windows 98. Está disponível como um produto gratuito separado para as versões mais antigas do sistema operacional. Acompanha o Windows desde a versão 95 OSR2. A partir da versão 6 inclusa no XP em 2002, uma grande atualização do navegador foi oferecida aos usuários do Windows XP junto ao Service Pack 2 (embora sempre tenha havido um ciclo mensal de correções para o navegador). A versão 7 do Internet Explorer, lançada em Outubro de 2006, chegou aos usuários disponível para o Windows XP SP2 e Windows Server 2003 (com status de atualização crítica), além de estar pré-instalada noWindows Vista e no Windows 7 (a versão 8 Beta) (onde possui algumas funções a mais). A versão 8, lançada em 19 de março de 2009, é disponível para Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista eWindows Server 2008.
Por algum tempo, a Microsoft lançou versões do Internet Explorer para o Macintosh, Solaris e HP-UX. Estas versões tiveram o desenvolvimento cancelado. O navegador ainda roda em Linux, através da camada de compatibilidade Wine.
Desde o lançamento da versão 7 do navegador, o nome oficial foi então alterado de "Microsoft Internet Explorer" para "Windows Internet Explorer", por causa da integração com a linha Windows Live. NoWindows Vista ele chama-se oficialmente "Windows Internet Explorer in Windows Vista" e no Windows XP ele é chamado oficialmente de "Windows Internet Explorer for Windows XP".
Um de seus principais concorrentes foi o Netscape, hoje descontinuado. Atualmente, seus maiores concorrentes são o Mozilla Firefox, o Google Chrome, o Opera e o Safari. Em março de 2013 era o segundo navegador mais usado no mundo, com 29% dos usuários, contra 37% do Google Chrome e 21% do Mozilla Firefox segundo dados da StatCounter.
Medidas de Qualidade
A tabela abaixo apresenta as características do software/navegador, analisando o que o sistema já possui.
Característica de Qualidade Análise
Corretude Não
Confiabilidade Sim
Robustez Não
Desempenho Não
Software Amigável Sim
Verificabilidade Sim
Manutenibilidade Sim
Reparabilidade Sim
Capacidade de Evolução Sim
Reusabilidade Sim
Portabilidade Não
Legibilidade Sim
Interoperabilidade Não
Produtividade Sim
Capacidade de desenvolver dentro do prazo Sim
Visibilidade Sim
Figura 2: Medidas de Qualidade.
Análise do Software – Internet Explorer
Considerando o projeto, pode-se dizer que o Internet Explorer é um navegador que cumpre todos os seus objetivos, contudo, existem partes que poderiam ser melhoradas para uma maior qualidade.
Mesmo com atualizações sendo feitas periodicamente, sempre passam alguns pontos que grande parte dos usuários acredita que poderiam ser mudados para atender melhor aos comandos. Para melhor avaliá-lo, submetemos a uma Análise de Qualidade de Software a seguir:
1. Corretude
Corretude é o mais fundamental, trata-se de um conceito intrinsecamente relativo, uma vez que requer
uma referencia que sua implementação é consistente, ou satisfaz, a sua especificação (a referência). A pré-condição necessária para assegurar a
corretude é basear o processo de desenvolvimento de um sistema em um
método formal.
2. Confiabilidade
Probabilidade de operação livre de falhas de um programa de computador em um ambiente específico durante determinado tempo, nisso o I.E. acaba cumprindo seu papel.
3. Robustez
Não continua funcionando em situações imprevistas, dificultando assim a qualidade do software. Podendo melhorar em situações adversas, ou funcionar melhor em situações imprevistas.
4. Desempenho
Não atingiu os testes de desempenho, afetando assim a usabilidade do sistema, se mostrando relativamente lento em relação a outros navegadores. Solução: Usar os recursos do computador economicamente.
5. Software Amigável
O software apresenta interfaces bem definidas e de fácil acesso ao usuário, assim sendo se torna fácil de ser usado.
6. Verificabilidade
...