Análise com micrometro e relogio comparador
Por: rodrigol21 • 12/12/2015 • Seminário • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 934 Visualizações
[pic 1]Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Engenharia Mecânica
Laboratório LabMetrol
Fabricação de Sistemas Mecânicos
Prof. Luiz Pedro de Araújo
Relatório de Medições com Micrômetro e comparador sensitivo mecânico
Componentes:
Lígia da Costa Garcia
Rodrigo Soares da Costa
Natal, 30 de novembro de 2015.
Sumário
1. Introdução
1.1. Objetivos
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
2.1. Resultados obtidos 6
3. Análise dos Resultados 7
4. Conclusões 8
5. Referências 9
- Introdução
A metrologia é de fundamental importância quando temos uma produção em série ou que requer uma padronização para proporcionar intercambialidade ou que seja necessária uma precisão para a peça. Medições são imprecisas, dependem muito da habilidade de leitura do operador, condições ambientes e capacidade de leitura dos instrumentos utilizados.
O micrometro digital é um instrumento bastante utilizado na metrologia, possui uma leitura rápida e fácil, permitindo ter um maior controle sobre as medições, ocasionando assim um menor desvio padrão para uma sequência de medidas.
O comparador mecânico é de grande importância para a medição diferencial das peças, através de medição indireta que auxilia na inspeção de tolerâncias dimensionais e geométricas, tem grande utilidade no chão de fabrica, podendo verificar o trabalho realizado em um ambiente que não possui condições metrológicas adequadas.
O comparador é um instrumento comumente utilizado na medição por comparação. As diferenças apresentadas nele pela ponta de contato são amplificadas mecanicamente e irão movimentar o ponteiro através da escala para a leitura do operador.
Quando a ponta de contato encosta na peça desejada e o ponteiro gira em sentido horário, a diferença é positiva. Indicando que a peça apresenta maior dimensão do que a estabelecida, por outro lado, se o ponteiro girar em sentido anti-horário, essa diferença será negativa, e indica que a peça apresenta uma menor dimensão do que a estabelecida.
- Objetivos
A aula prática com micrômetro e comparador mecânico realizada no Laboratório de Metrologia da UFRN – LabMetrol, teve como objetivos analisar os valores obtidos pelas medições dos componentes desse relatório, tendo como objeto de análise 3 discos de acrílico fornecidos pelo professor do componente curricular.
- Procedimento experimental
Utilizando-se de micrômetros digitais, foram efetuadas medidas em 3 corpos em formato de CD, em cada corpo desse foram efetuadas leituras em 3 pontos, cada ponto com 3 verificações por cada um dos componentes. Os 3 corpos escolhidos foram os de numero 3, 4 e 5. O micrometro auxiliou na medição da superfície mais externa ao centro do CD, podendo assim ter um valor para comparação.
O comparador sensitivo foi utilizado também, tendo como objetivo comparar as medições em pontos similares que foram anteriormente medidos pelo micrometro.
[pic 2]
Figura 1. Discos que foram medidos
[pic 3]
Figura 2. Micrometro digital
[pic 4]
Figura 3. Comparador sensitivo mecânico
Os pontos medidos elo micrometro e comparador sensitivo foram definidos como sendo os pontos da figura 4 que se encontra abaixo.
[pic 5]
Figura 4. Pontos de medição dos discos
Para termos uma análise mais confiável dos valores medidos foram efetuadas 3 medições em cada um dos pontos mostrados na figura acima, possibilitando assim aproximar através de uma média e termos uma noção melhor do valor real. Cada componentes efetuou a leitura de cada corpo de prova e montou uma tabela para análise posterior. Para as medidas referentes ao ponto 1, o micrometro digital foi utilizado, garantindo rapidez e facilidade para efetuar a medição ao longo dos discos.
- Resultados Obtidos
Para os discos medidos foram obtidos os valores abaixo, tanto para o micrometro quanto para o comparador sensitivo mecânico:
[pic 6] Tabela 1. Valores medidos por Rodrigo
Os valores de medição de Ligia serão apresentados abaixo e posteriormente uma análise dos resultados para verificar a validade das medições efetuadas na prática laboratorial com o auxílio dos dois instrumentos.
[pic 7]
Tabela 2. Valores medidos por Ligia
- Análise dos Resultados
Comparando o micrometro digital e com o comparador analógico os valores desvio padrão obtidos com desse último é, pelo menos, duas vezes menor (chegando a 5 vezes) para a maioria dos casos (com exceção de dois casos) para todos os CDs do operador Rodrigo. Esse fenômeno se mantêm nos valores da operadora Lígia com a diferença de que 1/3 dos casos foge a regra, em compensação tem muitos valores de desvio padrão nulos (nove) se comparado aos de Rodrigo que não tem nenhum.Os desvios padrões do CD3, medidos com o micrometro, do operador Rodrigo foram maiores do que os de Lígia, com apenas um caso fugindo do padrão.
...