Análise crítica Acidente Samarco
Por: Rafaelmaisa • 11/5/2017 • Trabalho acadêmico • 4.073 Palavras (17 Páginas) • 556 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO
MULTIVIX CACHOEIRO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
8º PERIODO
ANDRÉ MOREIRA ANDREZA
JULIETE CALABREZ MOREIRA ANDRADE
JUNIOR CAZOTTI ALBINO
LAIANA DO NASCIMENTO BUCKER
VICTOR RAMOS DE ARAÚJO
ANÁLISE CRÍTICA DO ACIDENTE DA SAMARCO EM MARIANA-MG
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
DEZEMBRO DE 2015
ANDRÉ MOREIRA ANDREZA
JULIETE CALABREZ MOREIRA ANDRADE
JUNIOR CAZOTTI ALBINO
LAIANA DO NASCIMENTO BUCKER
VICTOR RAMOS DE ARAÚJO
ANÁLISE CRÍTICA DO ACIDENTE DA SAMARCO EM MARIANA-MG
Trabalho apresentado á disciplina de Mineração e Meio Ambiente para obtenção de nota na sob orientação e coordenação da Professora Cristiana Gama Pacheco Stradiotti.
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
DEZEMBRO DE 2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 REVISÃO DE LITERATURA 4
2.1 Mariana MG 4
2.1.1 Subdistrito Bento Rodrigues 4
2.2 Empresa Samarco 4,5
2.2.1 As minas de Germano 5,6
2.3 Crime Ambiental .6
2.4 Acidente Ambiental 7
2.5 A Extração do Minério de Ferro e a Produção de Rejeitos 7
2.5.1 A Extração do minério de ferro 7,8
2.5.2 Produção de rejeitos 8,9,10,11
2.6 Descrição do Acidente e Suas Consequências 11
2.6.1 O acidente 11,12,13,14
2.6.2 Consequências 14,15,16,17,18,19
2.7 Ánalise dos Impactos e Suas Contribuições para Tragédia 20,21
3 CONCLUSÃO 22
4 REFERÊNCIAS 23
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo, tratar sobre o acidente ocorrido em 05 de novembro de 2015 na cidade de Mariana/MG, mais precisamente no subdistrito de Bento Rodrigues. O trabalho será composto sobre as características da empresa, como funciona seu processo produtivo, entre outros. Mas, nosso objetivo principal é relatar e expressar nossa opinião mostrando fatos do que possa ter sido o motivo do acidente. Iremos também, mostrar as consequências e quais foram os impactos criados devido a esse acidente.
- REVISÃO DE LITERATURA
- Mariana – MG
Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Tornou-se a primeira capital de Minas Gerais por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.
- Subdistrito Bento Rodrigues
Bento Rodrigues é um subdistrito do município brasileiro de Mariana, localizado a 35 km do centro da referida cidade histórica e a 124 km de distancia da capital de Belo Horizonte. No ano de 2015 possuia uma população estimada de 600 moradores, ocupando cerca de 200 imóveis. O subdistrito foi um importante centro de mineração do Século XVIII e o caminho da histórica estrada Real atravessa seu centro urbano, ligando-o aos distritos de Santa Rita Durão e de Camargos.
Atualmente ainda se trata de área conhecida por uma intensa mineração, onde se localizavam as barragens do Fundão e de Santarém, ambas da mineradora Samarco. Além da mineração, o turismo movimentava a economia local. Bento Rodrigues contava com um hotel fazenda logo na estada do subdistrito, além de belezas naturais.
Empresa Samarco
A Samarco Mineração é uma mineradora brasileira fundada em 1977 e atualmente controlada através de uma joint-venture entre a Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton, cada uma com 50% das ações da empresa. A área teve a sua concessão transferida da Sociedade Anônima Mineradora Trindade (Samitri) para a Samarco.
Trata-se de uma empresa que lucrou R$ 13,3 bilhões entre 2010 e 2014, sendo o lucro isolado do ano de 2014 de R$ 2,8 bilhões, segundo dados da própria empresa publicados em seu portal na internet.
A Samarco tem sede na capital mineira de Belo Horizonte e mantém unidades industriais no interior do estado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, bem como no estado Espírito Santo, no município de Anchieta, onde está a unidade de Ponta Ubu. Em Minas Gerais, na divisa dos municípios de Mariana e Ouro Preto, localiza-se a unidade de Germano, que abriga a parte de mineração e beneficiamento inicial do minério de ferro. A produção desta unidade é escoada para o Espírito Santo por meio de um mineroduto. No Espírito Santo ficam a parte da pelotização do minério de ferro e o Porto de Ubu, bem como um escritório na cidade de Vitória para as operações de comércio exterior e câmbio. Em 2015 a presidência da Samarco era ocupada por Ricardo Vescovi, posto ocupado anteriormente por José Tadeu de Moraes.
...