Análise da Confiabilidade da Turbina Motor A320
Por: Alberto Medeiros • 17/10/2018 • Monografia • 1.901 Palavras (8 Páginas) • 224 Visualizações
TEMA
Análise da confiabilidade da turbina motor A320
(Estudo de caso Cia Aérea Brasileira)
1. INTRODUÇÃO
O setor aéreo é extremamente complexo e consolidado. É normalmente utilizado para movimentar passageiros, mercadorias urgentes ou de alto valor e está diretamente ligado a questões políticas governamentais e econômicas como produto interno bruto, dólar e preço dos combustíveis.
É uma unanimidade que a segurança do voo é o principal objetivo dos que estão ligado direta ou indiretamente a aviação .
De acordo com IATA (Associação Internacional de transporte Aéreo), O fluxo mundial de passageiros, tanto em voos domésticos quanto internacionais, apresentou crescimento de 7% em relação a 2015. Previsões feitas pela própria associação dão conta que, no ano de 2035, haverá mais de 7 bilhões de passageiros voando por todo o mundo.
Para Darley (2009), o setor de transporte aéreo é responsável pelo estimulo de investimentos internacionais, oportunidade de trabalho e surgimento de novas empresas, ou seja, contribui bastante para as transformações sociais e econômicas e dos avanços tecnológicos.
Devido ao crescimento no setor Aéreo, observa-se um grande aumento da concorrência, o que leva as empresas a serem mais competitivas, alternando suas receitas e redução de custo. Com isso, sabe-se que equipamento de alta tecnologia sempre vem acompanhado de diversas dimensões de qualidade, uma delas é a confiabilidade. A confiabilidade é uma ferramenta eficaz para reduzir e controlar falhas em componentes, durante sua vida útil.
Conforme Lafraia (2014) a confiabilidade é a probabilidade de um componente ou sistema funcional desempenhar a função para a qual foi desenvolvido, por um período de tempo determinado, dentro das condições agressividades ao meio.
De acordo com o centro de investigação e prevenção de acidente aeronáuticos (CENIPA ) a segurança durante o voo tem como objetivo a investigação e prevenção contra acidentes ocorridos , e assim promover a prevenção de acidente aéreos . O CENIPA é responsável pelas ações propostas e sua atuação não se restringe só as ocorrências e sim em constantes estudos e pesquisar para contribuir com os profissionais que cuidam da segurança nos voos.
Segundo o CENIPA (2018), aconteceram no Brasil nos últimos dez anos 1187 acidentes e 513 incidentes graves envolvendo aviões no geral no contexto apenas da aviação civil, sendo a falha do motor em voo com 20,72% a maior causa de acidentes, quando se analisa os incidentes graves esse índice é de 13,10% sendo o terceiro responsável. Na aviação regular o número e bem menor, totalizando segundo dados da ANAC (2016), 11 acidentes entre os anos de 2010 a 2014, sendo que em um deles teve-se vítimas fatais.
Este estudo de caso tem como principal objetivo realizar a análise de confiabilidade do motor CFM56-5 utilizado na frota da Airbus, especificamente o A320. O estudo será baseado em um histórico de dados reais de uma frota. O nome da empresa foco do estudo é confidencial e não poderá ser divulgado.
Almejando-se alcançar os resultados esperados, várias metodologias serão utilizadas com a aplicação de conceitos e ferramentas envolvendo a disponibilidade, confiabilidade, e Mantenabilidade que buscam a eliminação de falhas.
BERQUÓ (2014) diz que a disponibilidade (Availability) tem algo a ver com o binômio Confiabilidade (Realibility) e Mantenabilidade (Maintenability). Ou seja, o Item estará disponível quando puder desempenhar suas funções, livre de falhas.
No cenário atual, as empresas aéreas buscam cada vez mais competitividade e a engenharia de confiabilidade vem ganhado grande destaque. Através dos estudos de confiabilidade, a indústria vem obtendo eficiência na operação prolongada dos sistemas produtivos de bens e serviços de alta complexidade.
Qual percentual da confiabilidade diagnosticada no período de 2016 até 2018 para a turbina do motor do avião A320? Com base dos dados da cia aera.
As falhas podem ocorrer por diversos fatores dentre eles, fatores humanos, ambientais, mecânicos, elétricos.
Durante a decolagem de um avião uma das piores coisas que podem acontecer à falha do motor, essa falha pode acarretar grandes impactos.
A motivação que levou à escolha do tema proposto para esse trabalho é relevar a importância da confiabilidade na aviação, devido ao grande risco envolvido nas operações e os danos que as falhas podem gerar.
Sabe-se que no setor aéreo a segurança é o principal foco, estudar um dos sistemas mais importante de uma aeronave contribuí para a segurança operacional, confiabilidade, funcionalidade, eficiência e segurança das pessoas, maquinas e do meio ambiente.
Através da investigação e analise de estudo aprofundado é possível identificar a falha de um sistema mecânico apresentar soluções de como prevenir suas falhas idênticas. Todo estudo de análise de caso deve ser considerado, pois cada detalhe é relevante na construção da pesquisa.
O objetivo desse trabalho é realizar um estudo de caso numa empresa do segmento aéreo com intuito de conhecer o funcionamento do motor, subsistemas, principalmente a parte quente do motor e analisar suas falhas através do cálculo de confiabilidade, que será realizado por meios de dados de falha no período de garantia.
Identificar as características da aeronave;
Avaliar o banco de dados de reportes de registros de falhas;
Analisar o histórico da manutenção da aeronave;
Propor medidas de segurança, manutenção e controle.
4 Referencial teórico
4.1Principais conceitos da confiabilidade
Pela definição da norma (NBR 5462, 1994) confiabilidade é definida como a probabilidade de um equipamento desempenhar sua função durante um período estabelecido.
Estatisticamente a Confiabilidade é a probabilidade de um componente/sistema realizar sua função com sucesso, por um certo período, de acordo com as operações especificadas até a falha.
Falhas é a diminuição parcial ou total da eficácia, ou capacidade de desempenho, de um componente ou sistema.
De acordo com NBR 5462-1994, falha é o término da capacidade de um item em desempenhar sua função requerida. Prevenir e identificar falhas constituem os objetivos primários da manutenção e, para isso, é necessário conhecer as formas como os sistemas falham (SIQUEIRA, 2012).
Para Fogliatto (2006) a confiabilidade pode ser descrita matematicamente como a probabilidade de um componente ou sistema cumprir sua função com sucesso, podendo assumir valores entre zero e um, e podendo ser calculada por axiomas da probabilidade.
...