Análise do Uso Eficiente de Energia nas novas edificações da UFPB
Por: Raqueline Caldas • 9/3/2016 • Projeto de pesquisa • 1.283 Palavras (6 Páginas) • 321 Visualizações
Aluna: Raqueline Caldas do Nascimento – Matrícula 11311225[pic 1]
Análise do Uso Eficiente de Energia nas novas edificações da UFPB
João Pessoa
2013
Aluna: Raqueline Caldas do Nascimento – Matrícula 11311225
Análise do Uso Eficiente de Energia nas novas edificações da UFPB
[pic 2]
João Pessoa
2013
SUMÁRIO
1. Introdução ……………………………………………………………………... 3
2. Justificativa/Problematização …………………………………………………. 4
3. Objeto de Estudo ……………………………………………………………… 4
4. Objetivo Geral ………………………………………………………………… 4
4.1 Objetivos Específicos ………………………………………………………... 4
5. Referencial Teórico …………………………………………………………… 5
6. Metodologia …………………………………………………………………… 6
Referências ………………………………………………………………………. 7
1. INTRODUÇÃO
Diante dos níveis de consumo exagerado de combustíveis fósseis e fontes de energia não-renovável, passamos a viver em ambientes cada vez mais fechados e afastados da natureza, que sempre nos proporcionou todas as condições possíveis de conforto e comodidade. Com isso, surge a necessidade de buscar novas tecnologias para o uso racional e econômico de energia, com o auxílio de meios eficientes de iluminação para as construções voltada para a diminuição do uso de condicionadores de ar e de equipamentos eletrônicos. O conceito de eficiência energética surge no Brasil a partir da década de 1970, com as ações de racionalização da produção e do uso da energia. Como destaque, tem o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do Gás Natural – CONPET e o Programa de Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL. Estes programas nacionais foram criados com o objetivo de promover mudanças nos hábitos de consumo da população, bem como reduzir os custos de investimentos do setor energético, com equipamentos que consomem energia de forma mais racional e que são menos poluentes ao meio ambiente.
2. JUSTIFICATIVA/PROBLEMATIZAÇÃO
Devido à grande preocupação de reduzir o consumo dos recursos naturais não-renováveis, surge a necessidade de buscar alternativas para o uso eficiente de energia, de maneira sustentável e racional. Diante disso, busca-se conhecer o potencial de redução do consumo de energia sob a forma de luz, calor/frio, das construções que estão sendo erguidas na UFPB a partir do novo reitorado, a fim de promover a conscientização da comunidade acadêmica para o uso controlado da energia.
3. OBJETO DE ESTUDO
O uso de lâmpadas eficientes e o aproveitamento de energia solar e ventilação natural de caráter sustentável nas novas construções erguidas no Campus I da UFPB, no reitorado da Professora Margareth Diniz.
4. OBJETIVO GERAL
Promover dentro da comunidade acadêmica projetos de conscientização para a viabilização do uso racional e eficiente de energia das novas instalações da UFPB.
4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A - Organizar campanhas de educação ambiental com servidores, professores e alunos para que juntos possam encontrar maneiras de aproveitar melhor os espaços externos da UFPB, que possuem iluminação e ventilação natural, para tornar a universidade exemplo de auto-sustentabilidade;
B - Incentivar mudanças de hábitos daqueles que ainda não se interessam pelo tema engajando-os em atividades paralelas.
C - Motivar a reitora a contratar empresas que possuam certificados ambientais na área da Construção Civil, para saber que tipos de matéria prima utilizam e se possuem plano de gerenciamento integrado dos seus resíduos.
5. REFERENCIAL TEÓRICO
A Eficiência Energética abrange todos os níveis das relações homem-natureza e, segundo o Ministério do Meio Ambiente é “por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização. A promoção da eficiência energética abrange a otimização das transformações, do transporte e do uso dos recursos energéticos, desde suas fontes primárias até seu aproveitamento.”
Segundo Caruzzo (2008) as construções sustentáveis são consideradas de extrema importância para o usuário, devido à economia no consumo e, consequentemente, nos seus gastos relativos, como também para uma sadia qualidade de vida do indivíduo e “tem como características principais: aproveitar o máximo da iluminação natural; apresentar um bom sistema de controle de consumo (interruptores, sensores de presença, etc.); empregar cores claras nos tetos e paredes; fazer a limpeza adequada e periódica nas lâmpadas e luminárias; utilizar lâmpadas mais eficientes.”
...