Análise sistemática do conceito de sistema de informação
Tese: Análise sistemática do conceito de sistema de informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cinar • 4/11/2013 • Tese • 4.365 Palavras (18 Páginas) • 474 Visualizações
1. Introdução:
Os Sistemas de Informação são peça fundamental para as empresas, não apenas na elaboração de relatórios, mas fazem parte de todos os departamentos e atividades da companhia, desde o simples controle até a confecção de planos estratégicos complexos. Tudo que acontece, todos os processos, são regidos por um sistema, que pode ou não ser informatizado.
Houve uma época em que a informática era um privilégio para poucos, os equipamentos eram muito caros, havia pouca disponibilidade de mão-de-obra e sua instalação exigia grandes investimentos em infraestrutura. Mas os Sistemas de Informação sempre existiram, de uma maneira ou outra, os dados eram processados e transformados em informações, ainda que de uma forma muito mais trabalhosa. A principal vantagem proporcionada pela tecnologia aos Sistemas de Informação é a capacidade de processar um gigantesco número de dados simultaneamente, tornando a disponibilização das informações demandadas, praticamente on-line.
Os sistemas informatizados devem prover um fluxo mais confiável e menos burocrático das informações. Suas principais vantagens são: otimização do fluxo de informação permitindo maior agilidade e organização; redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; maior integridade e veracidade da informação; maior estabilidade; mais segurança de acesso à informação.
2. Objetivo:
A seguir é feita uma análise sistemática sobre o conceito de sistema de informação e de como podem auxiliar as organizações a atingir seus objetivos diariamente.
3. Desenvolvimento:
Os sistemas de informação podem ser classificados de acordo a informação que será processada. Desta forma, a classificação dos sistemas de informação geralmente é feita de acordo com a pirâmide empresarial, composta pelos níveis estratégicos das organizações.
A pirâmide empresarial é composta pelos seguintes níveis estratégicos:
Os sistemas de informação são tipicamente baseados em computadores, utilizado no seio de uma organização. Ele é composto por todos os componentes que recolhem, manipulam e disseminam dados ou informação. Incluem-se tipicamente hardware, software, pessoas, sistemas de comunicação como linhas telefónicas, e os dados propriamente ditos. As atividades envolvidas incluem a introdução de dados, processamento dos dados em informação, armazenamento de ambos, e a produção de resultados, como relatórios de gestão.
Abaixo temos os Sistemas de Informações:
3.1- SIO- Sistemas de Informação Operacional
Formado por operações rotineiras; normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída.
Exemplos: formulários de cadastros, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e modificações de dados.
Tem função gerencial e trabalha com informações agrupadas. Este tipo de sistema usa as informações operacionais para criar mecanismos de gerenciamento das organizações
Exemplos: Projeção de vendas para o mês seguinte; Análise de clientes, produtos ou mercado; Lucro efetivo por produto; Comparativo de desempenho da empresa, segmentos ou produtos. Relatórios analíticos e sintéticos.
3.2- SIE- Sistemas de Informação Estratégico
Formado por operações estratégicas; apoia a alta diretoria filtrando as informações fundamentais e altamente estratégicas, é utilizado também para gerir a informação e assistir no processo de decisão estratégica. Os SIE representam a evolução natural dos sistemas de informação de gestão face às necessidades das empresas em tirar partido da informação recolhida e processada por forma a ganhar vantagem competitiva e redefinir os objetivos da empresa para reajustá-la às alterações ambientais. Um sistema de informação estratégico foi definido como "O sistema de informação que suporta ou altera a estratégia da empresa" por Charles Wiseman (Strategy and Computers 1985).
Os conceitos chave na gestão estratégica de empresas são: Estabelecer objetivos estratégicos específicos que possam melhorar a posição da companhia, em oposição a objetivos genéricos, como o aumento de lucro ou redução de custos. Avaliação do desempenho em termos dos objetivos estabelecidos, e disponibilização da informação a quem toma as decisões estratégicas. Avaliação e gestão do "capital intelectual", aptidões e experiência da força de trabalho das companhias.
Exemplos: Projeção de vendas para o mês seguinte; Fluxo de caixa; Lucro efetivo por produto; Comparativo de desempenho da empresa, segmentos ou produtos.
Um sistema poderá estar relacionado com mais de um dos níveis acima. Um exemplo disso é um grande sistema bancário.
3.3- SAE- Sistema de Automação de Escritório
É um conceito que envolve o uso de equipamentos de informática e softwares para criar, coletar, armazenar, manipular e retransmitir digitalmente informações necessárias para a realização de tarefas e cumprimento de objetivos em um escritório (local de trabalho). Armazenamento de dados brutos, transferências eletrônicas
...