Aplicação Industrial Agitação e Mistura
Por: Gabriel Neves de Oliveira Teixeira • 7/5/2016 • Trabalho acadêmico • 462 Palavras (2 Páginas) • 1.172 Visualizações
Aplicação Industrial
O processo de agitação e mistura é uma técnica amplamente utilizada e que representa uma parte bastante importante de muitos processos industriais, uma vez que ela permite a movimentação de líquidos, pastas e pós para que sejam facilitadas as taxas de transferência de calor e de massa, assim como a realização de reações químicas.
Indústrias como a farmacêutica, alimentícia, bioquímica, produção de sulfato de alumínio, de tintas, de detergentes, química e petroquímica são algumas das indústrias que utilizam misturadores em seus processos industriais.
Nas indústrias que produzem tintas por exemplo, o misturador é uma etapa bastante importante no processo, uma vez que resinas, pigmentos, solventes e aditivos são misturados para que ocorra principalmente a dispersão do pigmento, incorporando suas partículas em pó ao conteúdo líquido e possibilitando melhorias nas características físicas da película.
Nesse tipo de indústria como o material a ser misturado é composto de um corpo líquido e pigmentos sólidos, o material constitui uma pasta e por isso um misturador para pasta é utilizado, nesse caso, um misturador com lâminas em sigma. Esse tipo de misturador utiliza dois eixos com lâminas girando em sentidos opostos, arrastando as porções da massa para a região entre eles.
Nas indústrias farmacêuticas, sobretudo na linha de produção de sólidos orais, os comprimidos, a misturação acontece na etapa do processo produtivo conhecido como granulação, que pode ocorrer por via seca ou úmida. São utilizados no processo o misturador de tambor que mistura sólidos, mas que a adição de líquidos também é possível. No caso da indústria farmacêutica ocorrem a adição de soluções granulantes aquosas ou alcoólicas.
O granulado úmido é secado até uma faixa de umidade especificada e a mistura apenas de pós que é necessária para a produção de determinados produtos é realizada pelo misturador em “V”.
Já na indústria alimentícia, as variedades de misturadores empregados são maiores, uma vez que existe uma infinidade de materiais que podem ser tratados. Exemplos de misturadores empregados nessa indústria são o misturador de rosca que é utilizado geralmente para produtos líquidos ou molhos condimentados de densidade não muito elevada e o misturador Ribbon Blender utilizado para alimentos em pó, tais como refrescos, achocolatados, chocolates e gelatinas.
Nessa indústria também são empregados para alimentos pouco viscosos impelidores tipo hélice e para alimentos de grande viscosidade como extratos e massas utilizam-se os misturadores de bandeja.
REFERÊNCIAS
CONSOLID Tecnologia em processamento de pós, pastas e granulados. Misturadores Sigma. Disponível em:< http://consolid.com.br/produto/misturadores-sigma-littleford-day/#!prettyPhoto>. Acesso em 3 de março de 2016.
PRINCÍPIOS DAS OPERAÇÕES UNITÁRIAS NO PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS. Disponível em:< http://tecalim.vilabol.com.br>. Acesso em 3 de março de 2016.
PEREIRA, Félix Monteiro. OPERAÇÕES UNITÁRIA II AGITAÇÃO E MISTURA. Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo. Disponível em:
...