Aplicação de Integrais no Cálculo de Volume
Por: Thyago Sá • 1/4/2017 • Trabalho acadêmico • 813 Palavras (4 Páginas) • 366 Visualizações
[pic 3]
[pic 4]
Thyago Vinicius da Silva Sá
Determinação de volume real:
lata de tinta
Trabalho Apresentado a Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral III da Faculdade Pitágoras de Londrina – como Avaliação Parcial.
Orientador(a): Maristela Bortolotto
[pic 5]
Londrina – PR
2017
RESUMO
Neste trabalho apresentamos o cálculo de volume de uma lata de tinta de determinada marca escolhida utilizando cálculos de integração com limites definidos e assim verificar se o volume indicado pelo fabricante corresponde aos resultados encontrados nestes cálculos e assim proporcionar um levantamento mais preciso do consumo deste material.
PALAVRAS CHAVES: cálculo de volume, integração com limites definidos, volume de lata de tinta, integrais triplas.
Sumário
RESUMO 1
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 APRESENTAÇÃO 5
3.2 ESBOÇO TÉCNICO 6
3.3 CUSTOS PREVISTOS 7
4 PRÓXIMOS PASSOS 8
5 CONCLUSÃO 9
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
Ao pesquisar sobre as aplicações práticas dos cálculos diferenciais e integrais identificamos a possibilidade de utilizarmos esse recurso matemático para saber se o volume indicado pelo fabricante no rótulo das latas de tinta correspondem exatamente ao produto contido na embalagem.
Com o uso de cálculos de integrais triplas buscamos mostrar que é simples fazer essa conferência e identificar se o consumidor está sendo lesado.
JUSTIFICATIVA
Acreditamos que é uma dúvida comum de todas as pessoas que já compraram uma lata de tinta seja para reforma ou construção se realmente não está sendo lesado pelo fabricante com volume de tinta menor do que o indicado no rótulo, ou até mesmo se a tinta de um fabricante rende mais do que o outro se compararmos exatamente o mesmo volume.
Para grandes construtoras esse impacto é bem mais significativo devido as grandes quantidades consumidas, por exemplo os edifícios de mais de 20 andares que são comuns na região da Gleba Palhano aqui na cidade de Londrina.
Essa variação de volume torna impreciso os controles de consumo das construtoras que precisam saber exatamente quantos litros de tinta são usados na construção de um apartamento, e assim determinar o preço de venda com uma margem de erro menor possível, pois no mercado concorrido da construção civil, qualquer pequena diferença de preço pode significar a perda de um cliente, principalmente em momento de economia retraída como estamos vivendo atualmente.
DESENVOLVIMENTO
Normas e legislação para embalagens de tinta
Desde o dia 12 de dezembro de 2011 está em vigor a Portaria nº 470, do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que substitui a Portaria nº 190, tornando mais claras as regras para a indicação, nas embalagens, do conteúdo nominal das tintas e produtos correlatos.
...