Apostila De Algoritmos
Trabalho Universitário: Apostila De Algoritmos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Zzika • 23/10/2013 • 2.176 Palavras (9 Páginas) • 351 Visualizações
Índice
Ementa da Matéria .......................................................................................................................2
O Conceito de Algoritmo.............................................................................................................3
Principais Conectivos ou Tipos de Comandos ........................................................................5
Programas e Estruturas de Dados.............................................................................................7
Linguagem de Programação......................................................................................................7
Codificação e Tradução para o Computador..........................................................................7
Problemas e Causas...............................................................................................................10
Programação Estruturada.........................................................................................................11
Principais Características da Programação Estruturada.......................................................12
Exercícios ...................................................................................................................................13
Bibliografia .................................................................................................................................13
Curso Superior de Formação Específica em
Desenvolvimento de Software
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Ementa da Matéria
POL 5003
Construção de algoritmos
Objetivos : Capacitar o aluno a desenvolver algoritmos simples, com boa
qualidade.
Ementa : Desenvolvimento de algoritmos, Pseudocódigo, Estruturas de dados,
Arquivos, PASCAL básico.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I Introdução
I.1 Programas de computador
I.2 Definição de algoritmo
I.3 Desenvolvimento Top-Down e Bottom-Up
I.4 Problemas no desenvolvimento de Software
Unidade II Desenvolvimento de algoritmos
II.1 Modularização
II.2 Estruturas de controle
II.3 Depuração e testes
Unidade III Pseudocódigo
III.1 Estruturas de dados
III.2 Estruturas de controle
III.3 Estruturação de um programa em Pseudocódigo
Unidade IV PASCAL básico
V.1 Definição de estruturas de dados
V.2 Estruturas de controle
V.3 Arquivos
V.4 Laboratório
BIBLIOGRAFIA
Swait Júnior, Joffre Dan. - Fundamentos computacionais, algoritmos e estrutura de
dados, Makron, 1991
Veloso, Paulo A. S. - Estruturas de dados, CAMPUS, 1985
Guimarães, ângelo de Moura - Algoritmos e estruturas de dados, LTC, 1985
Collins, Willian J. - Programação estruturada com estudos de casos em PASCAL :
Algoritmos estruturados, McGraw-Hill, 1988
Curso Superior de Formação Específica em
Desenvolvimento de Software
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O Conceito de Algoritmo
Programar é basicamente “Construir Algoritmos”.
A programação estruturada é “a arte ou técnica de construir e formular
algoritmos de forma sistemática.” [Niklaus Wirth]
Segundo Wirth, “programas são formulações concretas de algoritmos
abstratos, baseados em representações e estruturas específicas de dados”.
Decisões sobre a estruturação dos dados não podem ser feitas sem
conhecimento dos algoritmos aplicados a eles e vice-versa: a estrutura e a
escolha dos algoritmos depende muitas vezes, fortemente, da estrutura dos
dados.
Num algoritmo e em particular num programa, devemos distinguir
claramente dois aspectos complementares:
• Aspecto Estático: A formulação de um algoritmo consiste em
um texto contendo comandos que devem ser executados na
ordem prescrita. Este texto é uma representação concreta do
algoritmo e tem um caráter estático.
• Aspecto Dinâmico: Cada execução de um algoritmo é um
evento dinâmico. Os efeitos atingidos (gerados) por sua execução
no tempo, dado um conjunto de valores iniciais, são o resultado
do evento dinâmico.
Uma Ação é um evento que ocorre num período de tempo finito,
estabelecendo um efeito intencionado e bem definido. Exemplos:
- Ligar a TV
- Descascar uma laranja
- Escrever no quadro
- Caminhar até a sala de aula
Não nos
...