Apostila De VISUALG
Pesquisas Acadêmicas: Apostila De VISUALG. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: focaquan • 16/5/2014 • 8.546 Palavras (35 Páginas) • 295 Visualizações
Sumário
1 - Introdução Aos Algoritmos ................................................................................................................ 01
2 - Linearização de Expressões ............................................................................................................... 01
3 - Forma Geral de um ALGORITMO .................................................................... .............................. 02
4 – Variáveis ............................................................................................................................................. 03
5 - Operador de Atribuição ..................................................................................................................... 04
6 - Linhas de Comentário ........................................................................................................................ 04
7 - Comandos de E/S (Entrada/Saída) ................................................................................................... 04
8 - Estruturas Seqüenciais ....................................................................................................................... 06
9 - Estrutura Condicional .............................................................................................................. .......... 06
10 - Escolha...Caso ................................................................................................................................... 08
11 - Estrutura de Repetição .................................................................................................................... 09
12 - Comando repita...Ate ....................................................................................................................... 10
13 - Comando Enquanto..faca ................................................................................................................. 11
14 - Comando para..faca ............................................................................................. ............................ 11
15 - Variáveis Compostas Homogêneas ................................................................................................. 12
15.1 - Variáveis Indexadas Unidimensionais (Vetores) ............................................................................ 12
15.2 - Variáveis Indexadas Bidimensionais (Matrizes) .............................................................................. 13
16 – Subalgoritmos ................................................................................................................................... 14
16.1 – Funções ............................................................................................................................................ 14
16.2 - Procedimento (Sub_rotinas) ............................................................................................................. 16
Exercícios .................................................................................................................................................. 18
Capítulo 8 .................................................................................................................................................... 18
Capítulo 9 e 10 ............................................................................................................................. ............... 18
Capítulo 11 à 14 .......................................................................................................................................... 18
Capítulo 15 .................................................................................................................................................. 19
Capítulo 16 .................................................................................................................................................. 20
1 - Introdução Aos Algoritmos
Um algoritmo é uma seqüência de instruções finita e ordenada de forma lógica para a resolução de
uma determinada tarefa ou problema. São exemplos de algoritmos instruções de montagem, receitas,
manuais de uso, etc. Um algoritmo não é a solução do problema, pois, se assim fosse, cada problema
teria um único algoritmo; um algoritmo é um caminho para a solução de um problema. De maneira geral,
existem muitos caminhos que levam a uma solução. Para praticar os algoritmos e os problemas,
utilizaremos o software Visualg desenvolvida por Cláudio Morgado de Souza. E-mail:
cmorgado@apoioinformatica.com.br
. Para programar em Visualg, utiza-se o Portugol (ou Português
Estruturado), ele é, na verdade uma simplificação do português, limitado à um conjunto de palavras e
regras que definem o que chamamos de sintaxe da linguagem, esta sintaxe será apresentada aos poucos.
2 - Linearização de Expressões
Para a construção de algoritmos que realizam cálculo matemáticos, todas as expressões
aritméticas devem ser linearizadas, ou seja, colocadas em linhas, devendo também ser feito o
mapeamento dos operadores da aritmética tradicional para os do Portugol, a tabela a seguir mostra um
exemplo.
{ [ 2/3 - ( 5 - 3 )]+1} . 5 ((2/3 - (5-3)) +1)*5
Tradicional Computacional
As tabelas a seguir mostram os operadores aritméticos em Portugol
Operadores Aritméticos Portugol
Adição +
Subtração -
Multiplicação
...