Aproveitamento energético do biogás em aterro sanitário
Por: laricassola • 4/9/2017 • Trabalho acadêmico • 2.732 Palavras (11 Páginas) • 282 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO – UCDB
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
GABRIELLA MIGLIOLI
LARISSA VARGAS CASSOLA
NOME DO ALUNO
TÍTULO DO TRABALHO
[pic 1]
Campo Grande – MS
2017
[pic 2]
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO – UCDB
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
Título do Trabalho:
Autores: Gabriella Miglioli, Larissa Vargas Cassola
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência para a obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), sob a orientação do Prof. Dr.
Campo Grande – MS
2017
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
LISTA DE TABELAS
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. OBJETIVOS 7
2.1 Objetivo Geral 7
2.2 Objetivos Específicos 7
3. REVISÃO DA LITERATURA 8
3.1 Resíduos Sólidos 8
3.1.1 Produção 8
3.1.2 Destinação 8
3.2 Aterro 8
3.4 Biogás 9
3.4.1 Geração do Biogás 10
3.4.2 Aproveitamento energético 11
3.6 Rentabilização 11
3.6.1 Cap and trade 12
3.6.2. Mercado de Carbono 12
3.6.3. Governo 13
4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 14
5. RESULTADOS ESPERADOS 15
REFERÊNCIAS 16
- INTRODUÇÃO
- OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos
- REVISÃO DA LITERATURA
3.1 Resíduos Sólidos
3.1.1 Produção
Existem diversos fatores que geram os resíduos sólidos. Segundo o item I do artigo 13 da Lei 12.305, publicada no ano de 2010, as origens dos resíduos podem ser divididas em: atividades domésticas em residências urbanas; serviços de saúde; em varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana; atividades agropecuárias; processos produtivos e instalações industriais; durante uma reforma, reparos, construções e demolições civis; entre outros. Em serviços de transporte como portos, aeroportos, terminais ferroviários, rodoviários e alfandegários; e na atividade de mineração, como atividade de pesquisa do solo e extração. (amarelo: acho desnecessário, azul: pode terminar assim.)
Dentre estes resíduos, os que se classificam como resíduos sólidos urbanos são exclusivamente as atividades domésticas, a varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.
3.1.2 Destinação
Todos os tipos de resíduos sólidos precisam ter uma destinação, seja para reutilização ou disposição final. Alguns podem ser levados para compostagem, serem reciclados ou incinerados e outros são encaminhados aos aterros sanitários, sua destinação final.
Quem disse isso? Não dá para fazer um tópico de uma revisão da literatura sem citação.
3.2 Aterro
O aterro sanitário de resíduos urbanos é uma técnica com intuito de receber e armazenar resíduos sólidos e semissólidos no solo de modo a colaborar com a limpeza da região urbana em sua proximidade.
A definição do aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos, visto pela NBR 8419/1992, é dita como: “Técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e à sua segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho, ou a intervalos menores, se necessário.”
Citação direta com mais de três linhas deve ter o recuo.
O funcionamento do aterro sanitário é dividido em três setores, sendo eles o setor em preparação, execução e setor concluído. Cada funcionamento é de fundamental importância para se minimizar ao máximo o impacto ambiental e evitar riscos à saúde pública.
No setor em preparação, o solo recebe uma camada de impermeabilizante para evitar a contaminação de lençol freático e da parte inferior de solo do aterro. Neste setor é aplicado também um dreno de chorume, que o direciona para uma estação de tratamento. O chorume é um líquido originado da decomposição por fungos e bactérias de resíduos orgânicos, presente em grande quantidade nos resíduos sólidos urbanos.
O setor em execução é a região ativa de trabalho, onde acontece a compactação e disposição entre camadas de terra dos resíduos que chegam ao aterro sanitário.
Quando uma jornada de trabalho chega ao fim, a região que foi concluída passa a ser chamada de setor concluído. Na parte superior deste setor uma camada de terra e grama recobre toda esta região do aterro para evitar a poluição visual.
Quem disse isso?
3.4 Biogás
Tem por definição uma mistura gasosa, constituída principalmente de dióxido de carbono (CO2) e o gás metano (CH4) (VANZIN et al, 2009) (Figura 1) e para LIANGCHENG et al. (2014) é considerado uma fonte renovável de metano e tem potencial para alcançar uma produção sustentável de energia.
...