Argila: Caracteristicas e propriedades
Por: Larissa Coelho • 27/3/2017 • Trabalho acadêmico • 303 Palavras (2 Páginas) • 5.365 Visualizações
SEMINÁRIO GEOLOGIA
ARGILA
- O que é?
A argila é o resultado de um longo e lento processo de decomposição de rochas como os feldspatos, granitos e basaltos. Com ajuda de agentes geológicos como o vento, chuvas, temperaturas frias e quentes, essas rochas se fragmentam em grãos de vários tamanhos.
É uma substância terrosa formada por sílica, alumina e água. A combinação do oxigênio com estes elementos produz o dióxido de sílica (46,64%) e o óxido de alumínio (39,45%) que se combinam quimicamente com a água (13,91%), constituindo o barro. Em química este composto é designado pelo nome de silicato de alumínio.
Existem vários tipos de argilas, que apresentam cores diversas e estão presentes em grande parte da superfície da terrestre, chegando a cerca de 75% das rochas sedimentares do planeta.
É também um material plástico, pois quando hidratado torna-se maleável e pode ser amassada e moldada na forma desejada.
Argilas são rochas compostas por grãos extremamente finos de silicatos de alumínio, associados a alguns óxidos que é o que da tonalidades diversas aos tipos de argilas. Elas podem ser encontradas nos barrancos às margens de alguns rios. A argila é dividida em dois tipos: argilas primárias, e secundárias.
A argila primária é retirada da decomposição do solo por ações fisicas da natureza, conforme passam-se os anos, geralmente são extraídas em forma de pó. A argila secundária, é extraída de elementos que são conduzidos atráves das chuvas e ventos, geralmente são encontradas em forma pastosa.
- Onde encontra?
Próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens.
- Forma de extração
Os locais onde a argila é extraída, no solo ou em subsolo chamam-se jazidas ou barreiros. Surge a partir de uma rocha sedimentar, isto é, formada por detritos de outras rochas que se depositaram (sedimentaram) por ação da erosão, na superfície terrestre.
- Propriedades
...