Arquitetura E Conforto Ambiental
Trabalho Escolar: Arquitetura E Conforto Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maryyyyy • 11/9/2013 • 590 Palavras (3 Páginas) • 830 Visualizações
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Integração interior e exterior 6
Figura 2 - Piso elevado 7
Figura 3 - Amplas e protegidas aberturas 8
Figura 4 - Painel ripado de madeira na fachada 8
Figura 5 - Feixe de luz brota do vão entre a empena e a laje 9
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 CLÍNICA DE ODONTOLOGIA, ORLÂNDIA-SP 6
2.1 CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS 6
2.1.1. Grande integração interior/exterior 6
2.1.2. Piso elevado 7
2.1.3. Amplas e protegidas aberturas 8
2.1.4. Elaborados projetos de esquadrias 8
3 CONCLUSÃO 10
4 BIBLIOGRAFIA 11
1 INTRODUÇÃO
Em qualquer tipo de edificação, o arquiteto deve verificar o clima da região, a geologia e a topografia do terreno, a facilidade de acesso, a insolação, a acústica, a melhor divisão dos ambientes, para, assim, criar um local agradável e funcional.
Neste trabalho será realizada uma comparação da Clínica de Odontologia e o clima da região de onde ela se encontra que é a cidade de Orlândia – SP, com os conceitos e casos de edificações em regiões quentes e úmidas.
2 CLÍNICA DE ODONTOLOGIA, ORLÂNDIA-SP
A clínica de odontologia tem apenas 182m² construídos, fica em Orlândia, é um município brasileiro do estado de São Paulo, situado nas cercanias de importantes centros urbanos como Ribeirão Preto, Franca, Sertãozinho e Barretos. O clima de Orlândia é do tipo tropical de altitude com verão chuvoso e quente e inverno seco e ameno. Com temperaturas médias: Inverno 19 °C; Verão 25 °C, e com uma umidade relativa do ar de 71%. Implantada em lote de esquina, a clínica odontológica é favorecida pela situação urbana e construída junto aos alinhamentos de casas vizinhas.
Orlândia é uma região quente e úmida, e fazendo uma comparação do projeto desta clínica com os conceitos e casos de edificações neste tipo de região, obtêm-se algumas características que serão relatadas no trabalho.
2.1 CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS
2.1.1. Grande integração interior/exterior
Figura 1 - Integração interior e exterior
A clínica vista a partir da rua é transparente, ou seja, delimitado por painéis de vidro, junto aos quais foram dispostas as circulações, setorizadas quanto ao uso: voltada para a rua, a circulação de clientes; para o interior do lote, as de serviço.
2.1.2. Piso elevado
Figura 2 - Piso elevado
As diferentes cotas de ocupação dividem o programa em dois níveis, um acima e outro abaixo da rua. O piso elevado permite a passagem de vento entre o piso e o terreno e a captação de ventos
...