Arquitetura RISC E CISC
Artigo: Arquitetura RISC E CISC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maxkinth • 31/3/2014 • 1.328 Palavras (6 Páginas) • 697 Visualizações
Sumário
Introdução 3
Arquitetura CISC e RISC 4
Vantagens CISC 4
Desvantagens CISC 5
Vantagens RISC 5
Desvantagens RISC 6
Conclusão 7
Referências 8
Introdução
No final da década de 70, os projetos de arquitetura de processadores desenvolviam-se no rumo de aumentar a complexidade dos sistemas. Viam-se então arquiteturas possuidoras de grandes conjuntos de instruções, contendo muitas instruções especializadas e muito complexas, aquilo que a máquina poderia realizar e aquilo que as linguagens de programação de alto nível exigiam. Esse modelo de arquitetura ficou conhecido como CISC (Computador com Complexo Conjunto de Instruções)
Apesar de coerente no ponto de vista evolutivo, apresentava alguns inconvenientes. É verificado que computadores de uso geral passam a maior parte do tempo executando instruções simples e instruções complexas levam a um aumento do overhead devido à decodificação de instruções, microcódigos, além de forçar um aumento no tamanho dos ciclos de clock.
Nos anos 80 pesquisadores desenvolveram chips processadores VLSI que não usavam interpretação. Para designar esse conceito eles cunharam o termo RISC (Computador com Conjunto de Instruções Reduzido)
Nesse trabalho serão abordadas as arquiteturas Risc e Cisc, suas vantagens e suas desvantagens.
Arquitetura CISC e RISC
Os processadores com arquitetura Cisc possuem muitas instruções complexas e dezenas de modos de endereçamento e instruções executadas por microcódigos. Com pequeno número de registradores qualquer instrução pode referenciar a memória principal. O uso da técnica de pipelining é pouco usado na arquitetura Cisc.
Já os processadores com arquitetura Risc possuem poucas instruções e são executadas diretamente pelo hardware. A arquitetura RISC usa a técnica de Pipelining uma técnica de hardware criada com o objetivo de acelerar o processamento da informação.
Arquitetura RISC Arquitetura CISC
Poucas Instruções Muitas instruções
Instruções executadas pelo hardware Instruções executadas por microcódigo
Instruções com formato fixo Instruções com diversos formatos
Instruções utilizam poucos ciclos de maquina Instruções utilizam múltiplos ciclos
Instruções com poucos modos de endereçamento Instruções com diversos modos de endereçamento
Arquitetura com muitos registradores Arquitetura com poucos registradores
Arquitetura pipelining Pouco uso da técnica de pipelining
Vantagens CISC
Microprogramação é tão fácil quanto à linguagem assembly para programar, e muito mais barata que uma rede da unidade de controle. As facilidades das instruções microcodificadas permitiram os projetistas fazer máquinas CISC expansíveis e compatíveis, um computador novo poderia rodar os mesmos programas dos computadores mais antigos porque o computador novo conteria um super conjunto de instruções para "emular" computadores mais antigos. Como cada instrução ficou mais capaz, menos instruções poderiam ser usadas para programar uma determinada tarefa. Isto provocou o uso mais eficiente, relativamente, da lenta memória principal. Porque se podem escrever conjuntos de instrução de microprogramas para combinar com a construção de linguagens de alto-nível, o compilador não tem que ser tão complicado.
...