Artigo lean construction
Por: Victor Enzo • 9/7/2018 • Trabalho acadêmico • 541 Palavras (3 Páginas) • 363 Visualizações
Aluno: Victor Enzo Pierin
IDENTIFICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS EM PEQUENAS OBRAS Herbert Melo Cruz, Wesley Santana Carvalho, Debora de Gois Santos
O artigo realizou um estudo de campo em diversas obras de pequeno porte para observar as boas práticas nos canteiros. Para realizar a análise, foram criados 4 grupos: (1) Tecnologias em materiais de construção; (2) Tecnologias construtivas; (3) Gerenciamento da construção; (4) Segurança do trabalho e canteiro de obras. Pode-se observar que o grupo de tecnologia dos materiais foi o que mais apresentou boas práticas, como por exemplo a utilização de bloco calha para concretagem de cintamentos sem a utilização de formas, o que reduz o tempo de ciclo, simplifica os passos e reduz as atividades sem valor. Por outro lado, o gerenciamento da construção e a segurança do trabalho e canteiro de obras foram os grupos que menos apresentaram boas práticas (5 atividades de gerenciamento e 2 de segurança). Observou-se que a maioria das pequenas obras no Brasil são executadas com a ausência de responsáveis técnicos, o que acaba gerando um mal planejamento e gerenciamento desses projetos e negligência das práticas de segurança do trabalho. Também existe pouco investimento em pesquisas para esse tipo de empreendimento, deixando uma grande lacuna quanto ao estudo de seu planejamento e desenvolvimento.
avaliação de desvios de custo: uma análise dos impactos e fatores que alteram o orçamento em um empreendimento comercial Maria Carolina G. O. Brandsteter, Nyame T. Silva, Lourival J. Dias
O artigo buscou identificar as causas dos desvios e erros em orçamentos de empreendimentos, analisando uma obra comerical de médio porte (aprox. 14.000 m²). Um ponto crítico que foi observado foi a pouca integração entre o departamento de orçamento com as outras áreas da empresa. Por parte da área de produção, a falta de integração acabou gerando uma consideração errada quanto ao método construtivo. Já na área de projetos, a falta de integração acabou ocasionando o orçamento de quantidades divergentes de serviços a serem executados, pois alguns insumos tiveram que ser estimados por não apresentaram projetos mais detalhados. Porém, o motivo pricipal dos desvios no orçamento foi o preço unitário realizado ser diferente ao que foi orçado. Isso ocorre quando o orçamentista se baseia em preços históricos e não atualiza seu banco de insumos, ou então se baseia no menor preço praticado no mercado. Outro motivo encontrado para os erros foi a falta da vivência do orçamentista na obra, o que acabava deixando de considerar alguns itens. O artigo conclui que é de exterma importância a integração de todos os setores da empresa para realizar um orçamento mais preciso, assim como a cotação de todos os insumos.
...