As TECNOLOGIAS E MATERIAIS APLICADOS AO CONFORTO TÉRMICO E ACÚSTICO NAS EDIFICAÇÕES
Por: Victor Azevedo • 4/12/2017 • Trabalho acadêmico • 922 Palavras (4 Páginas) • 431 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
LEONIDAS FAJARDO DE MATOS MELO
LUAN INÁCIO URBANO
NATHIELE SANTOS COELHO DA CRUZ
VICTOR DE AZEVEDO OLIVEIRA
VINICIUS OTÁVIO DE SOUZA E SOUZA
TECNOLOGIAS E MATERIAIS APLICADOS AO CONFORTO TÉRMICO E ACÚSTICO NAS EDIFICAÇÕES
Trabalho apresentado á Universidade de Uberaba, como parte das exigências á conclusão da disciplina de Conforto do Ambiente Construído, do segundo semestre dos cursos de Engenharia.
UBERABA – MG
2017
RESUMO
Este artigo tem como escopo expo um breve conceito dos materiais modernos utilizados em obras para melhoria dos ambientes térmicos e acústicos, focando algumas melhorias nos recintos impostos, tanto no lazer, na mão-de-obra quanto no financeiro.
(...)
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- OBJETIVO
- DESENVOLVIMENTO
3.1 (...)
3.2 exemplos de materiais termo acústicos
- CONCLUSAO
- INTRODUÇÃO
A pesquisa se refere ao conforto do ambiente construído em especifico as construções com comodidade térmica e acústica. Existe algumas maneiras de se conseguir, por exemplo, drywall, telha termo isolante, argila expandida e outros diversos jeitos.
(...)
- OBJETIVO
O objetivo deste trabalho será a pesquisa em tecnologias e materiais aplicados ao conforto termoacústico nas edificações, com a finalidade em apresentar novos materiais desenvolvidos através do avanço da tecnologia, que sejam propícios ao conforto tanto acústico como térmico nas edificações.
- DESENVOLVIMENTO
3.1 Conforto térmico e acústico e os efeitos da falta deles.
A maioria dos projetos atualmente exigem que a climatização artificial ou natural seja um recurso importante, porém não único, para obter ambientes termicamente agradáveis. Em relação à isso os fatores que são levados em consideração sempre serão a distribuição e aproveitamento dos espaços, o conforto térmico e acústico e a circulação.
Para haver resultados positivos nesses fatores, verifica-se sempre a melhoria de sombreamento de fachadas com forte insolação, ventilação de cruzada natural, orientações da edificação no terreno, entre outros.
No caso do conforto acústico leva-se em conta o som reverberante, a absorção e distribuição dos diferentes materiais no ambiente, ocasionando correta propagação do som nos locais.
Quando não se tem o conforto certo de som, você é prejudicado por exemplo, a poluição sonora, pode lhe trazer sérios problemas como agressividade, perda de atenção, dor de cabeça, insônia e cansaço. Além do estresse, já que sua mente não relaxa.
Já o conforto térmico quando não se ocorre a troca de calor do corpo humano com o exterior de forma natural, pode causar problemas como em baixas temperaturas podem causar resfriado e gripe. Porém em altas temperaturas se tem caibra, desequilíbrio hemodinâmico e distúrbios no sistema circulatório.
- EXEMPLOS DE MATERIAIS TERMOACÚSTICOS
- Argila expandida:
A argila expandida em sua forma original sem nenhum outro aditivo e solta pode ser utilizada para enchimentos leves (acima de 10cm) em diversas etapas de uma obra.
Estão sendo mais utilizadas pelo fato de possuírem maior resistência com baixa densidade e serem ambientalmente sustentáveis e harmônicas. Proporcionam menor variação de temperatura, em relação ao isolamento térmico e são quimicamente inerte.
Elas possuem o objetivo de contribuição para o maior conforto térmico e acústico. São responsáveis por diminuírem a sobrecarga nas estruturas da edificação e podem ser utilizada em:
- Enchimentos de lajes: estabelecendo leveza e alívio de carga, conforto termoacústico e fácil drenagem de águas;
- Envelopamento de instalações técnicas (elétricas, hidráulicas, entre outras): estabelecendo a facilitação à drenagem e manutenção;
- Sobre os telhados: promovendo o isolamento acústico e térmico nas lajes inferiores.
Figura 1: Laje com argila estendida
[pic 1]
Fonte: :
- Telhas termo-isolantes:
Essas telhas são feitas por duas chapas de alumínio ou aço e um material isolante, que podem ser tanto espumas rígidas feitas por poliuretano, minerais como a lã de rocha ou de vidro ou o poliestireno. Vale ressaltar que quanto menor o coeficiente global de transmissão de calor for, melhor será o isolamento.
...