As Técnicas Criptográficas: Conceitos, Usos E Aplicações
Ensaios: As Técnicas Criptográficas: Conceitos, Usos E Aplicações. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jorgewin10 • 4/12/2014 • 704 Palavras (3 Páginas) • 533 Visualizações
2. Introdução
Desde a Antiguidade, a habilidade de disfarçar uma mensagem de forma que somente o destinatário possa acessá-la tem sido muito importante.
Para atender essa necessidade foi criada a Criptografia, que será abordada nas paginas desse trabalho.
Ela diz respeito ao conjunto de princípios e técnicas utilizados na proteção digital ou mecânica de informações, que são utilizadas desde a antiguidade greco-romana.
As práticas criptográficas eram inicialmente aplicadas por ferramentas mecânicas muito simples e perspicazes, que ocultavam mensagens legíveis, cifrando-as em formatos incompreensíveis.
Historicamente, quatro grupos de pessoas contribuíram para sua evolução:
- Os militares (o grupo mais importante);
- Os diplomatas;
- Pessoas que gostam de guardar memórias; e
- Os amantes.
A criptografia com sua evolução se tornou um campo de estudo que interessa a grandes instituições que compõem nossa era.
Empresas, bancos, militares, serviços secretos, gerentes de rede e hackers, enfim, mocinhos e vilões da era moderna que lutam por campos, informações e dados confidenciais, as pessoas que desejam proteger uma informação e as outras que pretendem conhecê-la.
A necessidade de se proteger uma informação, seja ela armazenada, ou seja, ela em trânsito, tem sido uma grande preocupação, o que gerou um campo de estudo que surgiu desde a Antiguidade e que permanece ativo até os dias de hoje.
A crescente complexidade dos cálculos envolvidos na criptografia fez com que o advento da computação pudesse explorar tais conceitos com maior eficácia, devido à rapidez com que os computadores processam operações.
Assim com o advento e a chegada dos computadores, o armazenamento e a transmissão da informação passaram a ser feitos, em grande parte, em sistemas informatizados, tornando-se imprescindível protegê-los.
5
As necessidades e motivos são dos mais variados, Generais precisam dar ordens a seus comandados sem que essas ordens caiam nas mãos do inimigo, o que poderia alertá-lo sobre as táticas, os movimentos de tropas, gerando uma eminente derrota, devido a isso os militares perceberam as necessidades advindas da adoção das técnicas criptográficas.
Líderes políticos precisam trocar informações extremamente confidencias com seus aliados e comandados com propósitos específicos.
Para eles é vital que estas informações estejam escondias dos olhos dos adversários e dos curiosos. Enfim, a arte de disfarçar uma informação, torna-la secreta, sigilosa, codificar uma mensagem e transmiti-la de uma maneira que somente o destinatário possa compreendê-la, evitando que qualquer outra pessoa possa decifrar entender, compreender, roubar ou até alterar esta informação, tem sido vital em várias áreas.
Irmã gêmea da antiga arte de criar códigos está a de quebrá-los, de desenvolver outras técnicas que lhes permitam decifrar uma mensagem ou informação codificada com a finalidade de descobrir seu o valor de seu conteúdo
...