AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USO E APLICAÇÕES.
Por: Giovanni Marques • 30/11/2016 • Trabalho acadêmico • 10.068 Palavras (41 Páginas) • 430 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS,
CONCEITOS, USO E APLICAÇÕES.
GIOVANNI MARQUES CARRARA RA: B8620C-2
SÃO PAULO
2016
[pic 2]
UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS,
CONCEITOS, USO E APLICAÇÕES.
Trabalho apresentado à Universidade Paulista, para a disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas, sob orientação dos Professores Leminsky, Dirceu e Angelita, tendo valor total na matéria. |
GIOVANNI MARQUES CARRARA RA: B8620C-2
SÃO PAULO
2016
Indíce
1. Objetivo do trabalho
2. Introdução
3. Criptografia – Conceitos Gerais
4. Técnicas criptográficas mais utilizadas e conhecidas
DES – Data Encryption Standard
AES – Advanced Encryption Standard
SSL e TLS – Security Sockets Layer / Transport Layer Security
WPA/WPA2 – WiFi Protected Access
5. Dissertação
6. Projeto (estrutura) do programa
7. Relatório com as linhas do código do programa
8. Bibliografia
9. Ficha de Atividades Práticas Supervisionadas
Objetivo do trabalho
O objetivo desse trabalho será utilizar um algoritmo de criptografia, entendê-lo e assim dissertá-lo comparando a outros algoritmos de criptografia, expondo seus pontos positivos e pontos a melhorar apresentando novas melhorias ao algoritmo.
Como estudantes e futuros profissionais da área de TI, há o objetivo de desenvolver o modelo lógico para os procedimentos do trabalho, aprofundando em reconhecer a importância da criptografia, como montar algoritmos para criptografar e descriptografar documentos, senhas, mensagens, etc, e saber utilizar suas aplicações, aumentando assim nosso conhecimento acadêmico.
Como objetivos secundários, será apresentado o contexto histórico da criptografia: como surgiu, sua evolução e a importância. Nele é abordada uma breve história das ramificações do surgimento da criptografia, os diversos tipos e seus inventores; o desenvolvimento das primeiras cifras computadorizadas; sua evolução durante as grandes guerras; a importância da criptografia na atualidade, nas mais diversas situações de nosso cotidiano e os benefícios da segurança nessas operações.
Introdução
A necessidade de troca de informações criptografadas entre os seres humanos, sem perigo de interceptação, existe há centenas de anos, desde o período Greco-Romano. Com a evolução da tecnologia, surgiu a necessidade de se utilizar melhores mecanismos para prover a segurança das transações de informações confidenciais. A questão segurança é bastante enfatizada, principalmente, quando há a possibilidade de se ter suas informações expostas a atacantes ou intrusos da Internet, que surgem com meios cada vez mais sofisticados para violar a privacidade e a segurança dos usuários. Devido a estas preocupações, a proteção da informação tem se tornado um grande interesse para os administradores de sistemas. Uma das maneiras de se evitar o acesso indevido a informações confidenciais é através da codificação ou cifragem de informações, conhecida como criptografia, fazendo com que apenas as pessoas às quais estas informações são destinadas, consigam compreendê-las. A criptografia fornece técnicas para codificar e decodificar dados, tais quais os mesmos possam ser armazenados, transmitidos e recuperados sem sua alteração ou exposição. Pode-se definir que o principal objetivo de uma criptografia é prover uma comunicação segura, garantindo serviços básicos de autenticação, privacidade e integridade dos dados.
O funcionamento de uma criptografia depende de uma informação secreta, que deve ser compartilhada entre, apenas e somente, aos que trocam mensagens cifradas. Entretanto, para muitas aplicações, não é simplesmente a certeza de que os dados trafegados são lidos e compreendidos exclusivamente pelos interlocutores, remetente e receptor. Um terceiro elemento, um interceptador, ao acessar a(s) chave(s) / senha(s) secreta(s), poderia alterar o conteúdo e até eliminá-lo sem maiores problemas. É essencial que haja confidencialidade e integridade em mensagens ou documentos, para isso, a(s) chave(s) da criptografia/descriptografia deve(m) ser preservada(s) apenas para os envolvidos.
...