As operações de usinagem
Artigo: As operações de usinagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dmefkwem • 19/11/2013 • Artigo • 234 Palavras (1 Páginas) • 415 Visualizações
As operações de usinagem dividem-se em processos de usinagem convencional e não convencional (jato abrasivo, plasma, laser, ultra-som, eletro erosão, feixe de elétrons, etc.). Dentre os processos de usinagem convencional se destacam, devido ao uso mais amplamente difundido, o torneamento, o fresamento e a furação.
Neste contexto se insere este trabalho, cujo principal objetivo é explanar sobre o torno mecânico, mostrando seu objetivo, operações fundamentais, e procedimento da pratica.
PROCEDIMENTO DA PRATICA
1. Antes de iniciar qualquer operação, devemos usar os equipamentos de proteção individual (EPI), e retirar objetos que possam causar acidente ao utilizar o torno.
2. Prender o material bruto deixando para fora das castanhas para que o faceamento e sangramento sejam realizados.
3. Deve-se verificar se o material encontra-se centrado com o auxilio do relógio
4. Colocar a ferramenta de desbaste no porta ferramenta
5. A ponta da ferramenta deve coincidir com a altura de centro do torno. Verifica-se utilizando como referencia a contraponta.
6. Seleciona-se a rotação adequada e liga o torno.
7. Referenciar a ferramenta no material em bruto e em seguida deslocar a ferramenta da periferia da peça até o centro, para realizar o faceamento.
Em seguida avançar a ferramenta fazendo-a penetrar na medida desejada e repetir o procedimento 5 ate que a peça esteja faceada.
8. Usinar externo de modo que a medida Ø35X20mm
- Fixar a ferramenta de desbaste no porta-ferramentas.
- Verificar altura de centro
- Selecionar rotação e avanço
9. Sangrar
Deve-se fazer um pequeno canal na medida Ø35X10mm
-Fixar a ferramenta de sangrar no porta ferramentas.
...