As principais linguagens de programação e quais são as suas aplicações
Ensaio: As principais linguagens de programação e quais são as suas aplicações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shazan • 7/11/2014 • Ensaio • 1.473 Palavras (6 Páginas) • 377 Visualizações
1. O que são linguagens de programação?
Linguagens de programação são formatos estruturados de símbolos com a finalidade de "conversar" com computadores. Visto que computadores só entendem a seqüência de linguagem 0 e 1, foram criadas variações desta linguagem visando facilitar a "tradução" da nossa linguagem para esta linguagem 0 e 1. Desta forma podemos concluir que linguagem de programação é a ferramenta que o programador utiliza para dizer à máquina oque ele quer que ela execute.
2. Quais as principais linguagens de programação existentes e quais são suas aplicações?
C++ - É uma linguagem de programação estruturada de alto nível, surgida a partir da linguagem C, que foi elaborada por volta dos anos de 1970 nos laboratórios da Bell, empresa de telefonia norte-americana. O C++ é uma das linguagens mais utilizadas por aqueles que desenvolvem aplicações e baseia-se no conceito de orientação a objetos, o que lhe confere poder e robustez.
Delphi – Desenvolvida pela empresa norte-americana Borland Software Corporation, é uma das linguagens de programação visual mais usadas pelo mercado, indicada para desenvolvimento de aplicações visuais baseadas na interface Windows. As versões mais atuais também suportam tecnologias como .NET e Linux.
Visual Basic – Desenvolvida pela Microsoft, é uma linguagem visual indicada para o desenvolvimento de aplicações gráficas. Possui integração total com a plataforma .NET e é amplamente utilizada na implementação
de sistemas de informações.
ASP – É a sigla de Active Server Pages, ou páginas ativas de servidor. Consiste em uma linguagem desenvolvida para ambiente web elaborada pela Microsoft. Permite a criação de páginas e aplicações web dinâmicas, o que confere maior interação com o usuário. A linguagem ASP também é bastante empregada em aplicações web que necessitam utilizar e manipular banco de dados.
Java – Foi desenvolvida pela empresa norte-americana Sun Microsystems no início dos anos de 1990. Tem sua origem na implementação de programas para a automatização de aparelhos eletrodomésticos. O nome Java é uma homenagem à ilha de Java, local que produz um tipo de café que é consumido pela equipe de desenvolvedores da Sun. O propósito inicial do uso de Java para eletrodomésticos não vingou por inúmeras causas; porém, com o surgimento da web, a Sun viu nela um mercado promissor e passou a desenvolver uma linguagem que permitisse a manipulação de dados na web. A Sun apostou, e hoje os principais browsers, inclusive o Internet Explorer, da Microsoft, utilizam tecnologia Java.
Javascript – Não é o mesmo que linguagem Java. A empresa criadora dessa linguagem é a Netscape, pioneira do segmento de browsers. Apesar de também ser aplicada em ambiente web, é bem mais simples e prática de se utilizar e tem a vantagem de tornar páginas web mais atraentes e dinâmicas. Comandos JavaScript podem ser inseridos em programas em linguagem HTML, pois praticamente todos os browsers conseguem
interpretar tal configuração.
HTML – Muitos utilizada nos dias de hoje, é considerada uma linguagem de marcação de texto, e não uma linguagem de programação. HTML é a sigla de HyperText Markup Language, ou linguagem de marcação de hipertexto, que é a estrutura padrão utilizada para a navegação na web. Cada link em uma página web é entendida como sendo um hipertexto. Sua sintaxe é formada por tags, comandos que informam as características de formatação de um documento. É uma linguagem bastante simples e fácil de ser utilizadamesmo para usuários inexperientes.
3. Defina os seguintes termos: software livre; freeware; shareware; software proprietário.
Software livre – A principal diferença entre um software livre e um software gratuito é que o livre disponibiliza seu código-fonte ao público, ou seja, qualquer pessoa que necessitar do software pode alterá-lo e adequá-lo às suas necessidades sem custo. Um exemplo desse tipo de software é o sistema operacional Linux.
• Software gratuito, ou freeware – Nesse caso, a utilização do software é gratuita, porém seu código-fonte não é aberto. Logo, não é possível realizar adaptações em um freeware, mas simplesmente usufruir de seus
benefícios.
• Shareware – É uma modalidade de distribuição de software na qual o usuário utiliza o produto por um período determinado de tempo. Pode ser considerada uma estratégia de marketing, pois, esgotado o tempo de uso designado pelo fabricante, o usuário deve optar por sua aquisição ou não, como se realizasse um test drive do software. Empresas fornecedoras de jogos para computador e de aplicativos comerciais utilizam-se frequentemente dessa estratégia para divulgarem seus produtos no mercado.
• Software proprietário – É todo software que é vendido no mercado e mantido por uma empresa fabricante de software. Para se obter direito ao uso, é necessário pagar um valor designado licença de uso, sendo preciso ter, normalmente, uma licença por equipamento. Essa estratégia de comercialização foi inventada por Bill Gates, o poderoso proprietário da Microsoft. Observemos que todo o suporte ao usuário deve ser prestado pelo
fabricante, bem como muitas correções e atualizações necessárias para o correto funcionamento do produto.
4. Apresente as principais vantagens do SO Windows em relação ao Linux.
O SO Windows apresenta as seguintes vantagens em relação SO linux:
Apresenta menor custo de manutenção ;
Não existe carência de mão-de-obra especializada;
É compatível com inúmeros softwares e hardwares;
Possui interface bem amigável.
5. Apresente as principais vantagens do SO Linux em relação ao Windows.
Entre as principais vantagens do SO Linux em Relação ao SO Windows temos:
Não possui custo de licenciamento;
Apresenta maior nível de segurança;
É mais estável e não trava;
Possui código-fonte aberto.
6. O que são
...