Atividade De Evolução E Técnicas De Gestão E Produção
Por: Adriele Assis de Andrade • 7/10/2023 • Trabalho acadêmico • 493 Palavras (2 Páginas) • 53 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
EXERCÍCIO
- Defina com suas palavras o que é Vadiagem Sistemática.
Observou que o operário não empregava totalmente o seu esforço para produzir cada vez mais, desta forma procurando fazer menos e acabava ocasionando na produção de só um terço ou metade do que poderia produzir.
- Por que o “pagamento por produção” até hoje é considerada uma grande inovação do taylorismo.
Pois os operários acreditavam que trabalhando mais rápido, outros trabalhadores perderiam o seu emprego, logo serviu como incentivo para que trabalhassem mais, desta forma ganhando mais e causando produção e consumo em massa.
- O que significa “racionalização do trabalho”? Qual a contribuição de Taylor para a mesma?
É a interação dos profissionais com a rotina do trabalho, desenvolvendo suas atribuições com desempenho. Taylor observou que os operários perdiam bastante tempo no decorrer da produção por não dominar a sua função, logo notou que era preciso aperfeiçoar cada uma das funções para que assim evitasse a produção lenta e o prescindível esforço físico.
- “Defina o princípio da exceção”?
É um sistema de informação que acusa os resultados definitivos que diferem ou ficam distantes dos resultados esperados, desta forma tendo uma alta administração com concentração em tarefas estratégicas e um pessoal operacional com concentração nas atividades.
- Uma das características da Administração Científica é a “Ciência em lugar do Empirismo”. Explique o que isso significa.
A ciência utiliza métodos científicos para conhecer e explicar algo existente, se baseando em hipóteses, teorias, leis, modelos e postulados, já o empirismo usa métodos sem lógicas que eram passados de uma geração para outra de trabalhadores.
- Disserte sobre: Gerenciar: é uma ARTE ou uma Ciência?
Gerenciar está ligado ao planejamento, estratégias, organização, direção, controle e aplicação de determinados princípios para o uso e maximização de recursos humanos, de informações e financeiros de uma organização para alcançar a missão e os objetivos de uma empresa.
De um ponto de vista, gerenciar pode ser visto como uma ciência, racional, dando ênfase a análise e a causalidade, para que dessa forma possa prever e antecipar ações de forma mais resultante e eficaz. Por outra perspectiva, ela é vista como uma arte que aceita imprevistos e interações humanas fazendo com que o gerenciamento lhe confira uma dimensão ilógica, intuitiva, emocional, espontânea e irracional.
A formação nos aspectos racionais e técnicos de gerenciamento consente que os indivíduos adquiram ótimas habilidades analíticas. Por conseguinte, eles terão uma satisfatória compreensão dos problemas da organização e irão saber analisar, ou seja, dividir em vários fragmentos e reorganizá-los para encontrar novas soluções. A obsessão pela ideia exageradamente técnica, limitada a uma área ou uma especialização, pode ser prejudicial ao desempenho das funções gerenciais.
...