Atividade Virtual Arte e Cultura
Por: brandolima • 12/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 670 Palavras (3 Páginas) • 348 Visualizações
[pic 1]
Marcelo Brandão Lima
Engenharia Civil
ATIVIDADE VIRTUAL DA DISCIPLINA ARTE E CULTURA
Salvador – Bahia
2013
1. Resposta da questão 1: Pelo fato de existirem mais de 6 bilhões de pessoas , e cada pessoa pertencer a um grupo diferente de cultura popular desigual. A Cultura é como objeto mutável, fruto da inteligência humana, não possui um conceito claro, objetivo e que dure "para sempre". Sendo assim, conceitua-la é um trabalho árduo, ainda mais levando em consideração a Cultura Erudita, afinal, o que define algo como popular e erudito, se ambos são advem do mesmo vetor? Por isso é tão difícil conceituar algo abstrato e mutável.
Muito já se escreveu sobre a origem, a descoberta, ou ainda, a invenção da cultura popular. Muitas expressões da cultura popular já foram transformadas em a objetos de pesquisa. Contudo, refletir sobre a cultura popular e seu significado não é uma tarefa simples, requer, também, refletir sobre a questão do próprio conceito de cultura.
Como exemplo de representação popular em salvador pode-se citar a baiana do acarajé, que mesmo sendo um alimento de origem africana ja virou patrimônio nacional. Podemos citar também o futebol que abrange não apenas salvador, mas o Brasil como um todo, por ser um esporte tão praticado e admirado em todo o país, e por fim temos o carnaval, uma festa de origem grega que virou moda no Brasil, que é mundialmente reconhecido como o país do carnaval.
2. Resposta da questão 2: Podemos considerar que o texto 1 possui função estética. Veja que ele faz “arrodeios” na informação, conta detalhes o acontecido, detalhes como local, como foi que aconteceu, isso sem falar da parte subjetiva, onde ele cita a investigação do caso, se baseando sempre em informações de vizinhos da vítima ou em pessoas próximas do falecido, resumindo, a reportagem “enfeita” bem a informação.
Já o texto 2 não, ele procura ser bem objetivo, apenas simplifica e informa o fato ocorrido, se muitos “arrodeios”.
Finalizando, podemos concluir que o texto 1 pode ser caracterizado como estético e subjetivo, e o texto 2 tem a função informativa e objetiva. Concluímos também que nenhum dos dois textos possuem polissemia.
3. Resposta da questão 3: A perfeição da obra pode ser um elemento que coloca Monalisa como representante do movimento renascentista. Segundo este movimento, a razão era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Dessa forma, no seu desenho, Da Vinci se deu ao máximo aperfeiçoando até nos mínimos detalhes.
É bem provável que as imagens apresentadas na Galeria Urban Arts não plagiem o trabalho de Leonardo da Vinci, muito pelo contrário, as imágens mostram monalisas modernas, presentes no cotidiano do mundo atual. Se no seu desenho da vinci quis mostrar o tipo de mulher desejada naquela época, o modelo de beleza daquele século, as imagens apreentadas na galeria mostra o modelo de beleza atual, ou seja, não existe, cada um idealiza a sua monalisa de uma forma.
4. Resposta da questão 4: Qualquer forma de expressão é uma forma de arte. Hoje em dia, tudo ao nosso redor é arte, seja uma parede pichada, seja uma grafitagem em um muro na rua, seja uma propaganda publicitária. Todas essas formas de arte anteriormente citadas possuem defnições, por exemplo, o grafite é considerado como inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade, já o pichamento é é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerossol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta.
...