Atividades De Auto Avaliação POO
Artigo: Atividades De Auto Avaliação POO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diegobu • 21/10/2014 • 1.552 Palavras (7 Páginas) • 417 Visualizações
Atividades de Auto Avaliação - Unidade 01
Linguagens interpretadas :
ASP, JavaScript, LUA, Python, Ruby, F-Script, ActionScript, PHP.
Linguagens compiladas :
Cobol, Pascal, Visual Basic, C, Objective C, Fortran.
Linguagens Compiladas(Exemplo: C++/C):
Para se ter o programa propriamente dito, pega-se o código do programa, utiliza-se um compilador e gera um executável. Mas... O que um compilador faz?
Simples, um compilador traduz um programa escrito em uma linguagem de programação para o equivalente ao código em linguagem de máquina. Isso gera o executável, que é executado direto, quantas vezes quiser.
Linguagens Interpretadas(Exemplo: Python):
Nessas linguagens não se precisa nenhum processo específico para tornar o código executável. Basta executar o programa e uma "máquina virtual" interpretará seu código e rodará o programa desejado(Esse processo se repete toda vez que for executar o programa).
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO INTERPRETADAS:
PHP – Interpretada pelo servidor e o resultado da requisição devolvida ao cliente.
ASP – Semelhante ao PHP, porém pertencente a plataforma Microsoft
Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, imperativa, orientada a objetos, funcional, de tipagem dinâmica e forte (as variáveis devem ter seus tipos amplamente declarados ao contrário do PHP, por exemplo).
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO COMPILADAS:
O Visual Basic ou VB, produzida pela Microsoft, o programa deve ser escrito numa IDE e depois compilado.
Delphi, assim como Visual Basic é um compilador e uma IDE, produzido atualmente pela Embarcadero, originalmente focado na plataforma Windows e posteriormente para o ambiente Linux. Porém o projeto foi descontinuado. (Fonte: Wikipédia).
A linguagem Fortran inicialmente uma linguagem de programação procedural, versões recentes de Fortran possuem características que permitem suportar programação orientada por objetos, é principalmente usada em Ciência da Computação e Análise Numérica. (Fonte: Wikipédia).
01) Você já sabe que os programas podem ser desenvolvidos em linguagens de programação, que são compiladas ou interpretadas. Pesquise outras linguagens de programação que são compiladas e linguagens que são interpretadas.
A fonte de pesquisa me trouxe muitas referências, mas irei citar aqui as que já tive contato de estudo ou que já utilizei no meu dia-a-dia de trabalho:
Compiladas: C, C++, Cobol, Clipper, Delphi e Pascal;
Interpretadas: ASP, Basic, Java, Javascript e PHP;
01) Um programa feito em uma linguagem de programação de alto nível não pode ser entendido diretamente nessa linguagem pelo computador. O que precisa ser feito com esse programa em alto nível para que suas instruções possam ser entendidas pelo computador?
Se a linguagem de programação utilizada for uma linguagem compilada, é necessário utilizar o compilador desta linguagem para que ela transforme o código fonte em código binário (linguagem de máquina), compatível com o sistema operacional, sendo assim, possível executar o programa.
Já, se a linguagem utilizada for uma linguagem interpretada, será necessário, “rodar” o programa com o auxílio do interpretador, que irá traduzir o código fonte para a linguagem da máquina.
02) Explique a relação existente entre a característica Multiplataforma da linguagem Java e a expressão “Write Once Run Anywhere”.
Um programa escrito na linguagem Java, pode ser executado em qualquer plataforma combinada de sistema operacional x hardware com o auxílio de sua JVM - Máquina Virtual Java ou ser executado em um browser com o auxílio de um container. Sendo assim, o programa pode ser escrito apenas uma vez e ser executado em qualquer ambiente com estes recursos disponíveis.
03) Explique o que é a máquina virtual (JVM - Java Virtual Machine) da linguagem Java.
A máquina virtual Java é responsável por interpretar o bytecode e traduzir para o sistema operacional no qual ela está instalada, as instruções contidas no programa Java em execução.
Atividades de Auto Avaliação - Unidade 02
01) Para desenvolver um programa em qualquer linguagem, normalmente são necessários três passos: editar o programa (digitar o programa em um editor de texto; por exemplo, o bloco de notas), compilar o programa (quando a linguagem necessitar ser compilada) e executar o programa (para testar o seu funcionamento).
Existem ambientes (softwares) onde essas três etapas podem ser feitas sem a necessidade de sair de um software e ir para outro. Por exemplo, pode-se digitar, compilar e executar o programa de dentro desse softwares. Esse tipo de softwares recebe o nome de IDE (Integrated Development Environment) ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado.
Pesquise o nome e características de outros IDEs para desenvolvimento de programas na linguagem Java.
NetBeans
• Desenvolvedor: Oracle
• Características: Código aberto;Desenvolvimento multiplataforma; Integração com plug-ins; Integração com outros frameworks; Permite o desenvolvimento em várias linguagens como C, C++, PHP, HTML 5, JavaScript, CSS e outros; Facilidades na criação do código fonte com recursos como identação e realce nos colchetes; Fornece dicas e modelos de códigos fonte; Gestão do projeto de desenvolvimento do software; Ferramentas de auxílio no desenvolvimento da interface do software através do GUI Builder; Análise de erros através da ferramenta FindBugs e do Debugger; Extensa comunidade de usuários;
• Site: https://netbeans.org/
Eclipse
• Desenvolvedor: Eclipse Foundation
• Características: Código Aberto; Desenvolvimento multiplataforma; Não é apenas uma IDE, mas sim uma comunidade de colaboração entre desenvolvedores e empresas que utilizam a linguagem JAVA; Possuí extensa lista de pacotes
...