Atps
Casos: Atps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thayroza • 3/4/2013 • 822 Palavras (4 Páginas) • 645 Visualizações
ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)
Aula-tema: Conceitos de orientação a objetos: classes e objetos; atributos e comportamentos. Definição da tecnologia Java e estrutura da linguagem. Implementação de classes e instanciação de objetos.
Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos básicos da programação orientada a objetos, por meio da análise de requisitos do problema, identificação das características e comportamento que devem ser contemplados por uma classe, e manipulação de objeto.
Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
Ler atentamente os conceitos introdutórios a linguagem Java e definição de classes e objetos no livro texto da disciplina.
Passo 2 (Equipe)
Fazer uma classe para representar o aluguel de um quarto (dica: armazene as informações de data e horário de entrada e saída separadas, ou seja, um campo inteiro para o dia de entrada, um campo inteiro para o mês de entrada, um campo inteiro para o ano de entrada, um campo inteiro para o horário de entrada etc.). Esta classe deve conter métodos para calcular o número de diárias e o valor a ser pago pelo locatário.
Passo 3 (Equipe)
Utilizar a classe desenvolvida no Passo 2 desta etapa e desenvolva um programa capaz de ler do teclado os dados de um aluguel do quarto e imprima o recibo com o seguinte formato:
Cristiane Yae Mi Imamura
Sistemas de Informação – 4a Série – Programação Orientada a Objetos Pág. 4 de 8
======================================== Locatário:
Data e horário de entrada:
Data e horário de saída:
Número de diárias:
Total devido: ========================================
Passo 4 (Equipe)
Entregar ao professor da disciplina:
Uma mídia contendo o código fonte comentado do programa, ou seja, os arquivos
com extensão java que se referem às classes desenvolvidas no Passo 2 e no Passo 3. Além disso, nesta mídia também deve constar para cada arquivo com extensão java, o seu respectivo arquivo de bytecode (com extensão class).
Um documento impresso com o nome de Relatório 1 constituído de capa, um exemplo de entrada e saída de dados e o código fonte comentado.
Instrução: verificar com o professor da disciplina o tipo de mídia (CD, e-mail etc.) a ser entregue.
ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)
Aula-tema: Implementação de atributos e métodos. Definição e implementação de métodos e atributos estáticos. Definição de Usabilidade, Encapsulamento e Acessibilidade. Implementação de Modificadores de acesso (Acessibilidade). Definição de construtores e implementação.
Esta atividade é importante para que você construa um programa menos suscetível a erros, tornando obrigatória a inicialização dos atributos de um objeto, bem como delegando aos métodos de uma classe a responsabilidade exclusiva de manipular os atributos e outros métodos declarados na classe em que se encontram. Além disso, esta atividade permite que você compreenda que certos atributos podem ser compartilhados entre todas as instâncias de uma classe e que é possível definir métodos que não precisam de instâncias para que sejam executados.
Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Ler o texto e fazer as atividades a seguir.
Como
...