Atps
Exames: Atps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mailane • 18/3/2015 • 1.333 Palavras (6 Páginas) • 364 Visualizações
Programação Estruturada II
Livro: Treinamento em Linguagem C (PLT 706)
https://www.inf.pucrs.br/~pinho/LaproI/Funcoes/AulaDeFuncoes.htm Acessado em 07/03/2015
Funções
Uma função é um conjunto de instruções desenhadas para cumprir uma tarefa particular e agrupadas numa unidade com um nome para referenciá-la.
Funções dividem grandes tarefas de computação em tarefas menores, e permitem às pessoas trabalharem sobre o que outras já fizeram, em vez de partir do nada. Uma das principais razões para escrever funções é permitir que todos os outros programadores C a utilizem em seus programas.
A existência da função evita que o programador tenha de escrever o mesmo código repetidas vezes.
Outro benefício é que se você desejar alterar ou corrigir alguma coisa mais tarde, é mais fácil alterar em um único lugar.
Qualquer sequencia de instruções que apareça mais de uma vez no programa é candidata a ser uma função. O código de uma função é agregado ao programa uma única vez e pode ser executado muitas vezes no decorrer do programa. O uso de funções reduz o tamanho do programa. O grande princípio de linguagens estruturadas é o de dividir um programa em funções.
Usaremos a maneira frequentemente utilizada que é o nome da função seguindo de ( ).
O formato geral da definição de uma função é
tipo-do-resultado nome-da função (lista-de-argumentos)
{
declarações e sentenças
}
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Porque usar funções?
Para permitir o reaproveitamento de código já construído (por você ou por outros programadores);
Para evitar que um trecho de código seja repetido várias vezes dentro de um mesmo programa;
Para permitir a alteração de um trecho de código de uma forma mais rápida. Com o uso de uma função é preciso alterar apenas dentro da função que se deseja;
Para que os blocos do programa não fiquem grandes demais e, por consequência, mais difíceis de entender;
Para facilitar a leitura do programa-fonte de uma forma mais fácil;
Para separar o programa em partes (blocos) que possam ser logicamente compreendidos de forma isolada.
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Funções Simples
Um programa pode conter uma ou mais funções, das quais uma deve ser main(). A execução do programa sempre começa em main(), e quando o controle do programa encontrar uma instrução que inclui o nome de uma função, esta é chamada.
void nome-da-função(void)
{
declarações e senteças (corpo da função)
}
O primeiro void significa que esta função não tem tipo de retorno (não retorna um valor), e o segundo significa que a função não tem argumentos (ela não precisa de nenhuma informação externa para ser executada). Isso não significa que a função não faz nada. Ela pode realizar alguma ação, como imprimir uma mensagem.
Exemplo:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
void func_mostrar(void);
int main(void)
{
func_mostrar();
system("pause");
}
void func_mostrar(void)
{
printf("Centro Universitario Anhanguera - Belenzinho\n");
}
Neste exemplo, o programa consiste de duas funções, main() e func_mostrar().
A ordem em que as funções são definidas não é importante, desde que protótipos de funções são usadas.
A linha void func_mostrar(void); no topo do programa é um protótipo de função para a função func_mostar(). Um protótipo é usado para declarar uma função. Um protótipo passa ao compilador informações sobre uma função que é definida dentro de um programa “em algum lugar”. Protótipos são sempre colocados próximo ao início do programa, antes do começo da definição de funções.
A função func_mostrar() imprime a mensagem Centro Universitario Anhanguera - Belenzinho. quando chamada. A sentença printf() é o corpo da função.
Dentro da função main() há uma chamada a função func_mostrar(). A função é chamada pelo seu nome seguido de () (já que a função func_mostrar não tem
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argumentos, nenhuma expressão é escrita dentro dos parênteses). A função func_mostrar() não retorna um valor, ela é chamada simplesmente para realizar uma ação (imprimir a mensagem). A chamada de função é uma sentença válida em C , portanto deve ser terminada por ponto e vírgula (;).
func_mostrar();
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Argumentos
No exemplo abaixo, verifica-se que o usuário digita dois números e então chama a função somar que mostra na tela a SOMA dos números.
Esses números são passados para a função somar().
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <conio.h>
void soma(float valor_1, float valor_2)
{
float result;
result = valor_1 + valor_2;
printf("\n Resultado: %.2f",result);
}
int main(void)
{
...