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Artigos Científicos: Atps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sarajaneh • 19/3/2015 • 3.350 Palavras (14 Páginas) • 231 Visualizações
Prof. Dr. Sergio Pilling (IPD/ Física e Astronomia)
Objetivos: Alertar o aluno sobre as dificuldades numéricas que podem ocorrer ao se trabalhar com um
computador (ou qualquer outra maquina digital); Erros inerentes ao processo de tradução de números
decimais para números binários.
1 – O processo de modelagem de um fenômeno da natureza.
Modelagem – Fase de obtenção de um modelo matemático que descreve o comportamento do
problema que se quer estudar.
Resolução – Fase de obtenção da solução do modelo matemático através da aplicação de
métodos numéricos.
Obs: Ambas as fases acima estao passíveis de erros.
De forma mais detalhada temos:
Não é raro acontecer que os resultados finais estejam distantes do que se esperaria obter, ainda
que todas as fases de resolução tenham sido realizadas corretamente. Os resultados obtidos dependem
também:
a) da precisão dos dados de entrada
b) da forma como esses dados são representados no computador
c) das operações numéricas efetuadas
I – Representação dos números, aritmética de ponto flutuante e erros em
máquinas digitais.
Problema
ou
fenômeno
Modelo
matemático Solução Modelagem Resolução
Levantamento de
dados real
Problema
real
Construção do modelo
matemático
Escolha do método
numérico adequado
Implementação
computacional deste
Análise dos
resultados
Se necessário: reformular o modelo matemático
e/ou escolher novo método numérico
I – Erros e Precisões em Máquinas Digitais – Cálculo Numérico – Prof. Dr. Sergio Pilling 2
2 – Representação dos números.
Os números empregados no calculo computacional podem ser de dois tipos: números inteiros e
números em “ponto flutuante” (números reais da matemática, por exemplo 3.56 → 0.356 x 10-1). Os
computadores atuais representam os números internamente no formato binário, como uma seqüência
de 0s e 1s. Apesar dessa representação ser conveniente para as maquinas é antinatural para os seres
humanos, cujo sistema de numeração é o decimal.
Obs. No passado o nosso sistema de numeração já foi também na base 12 (ex. contar nas
falanges dos dedos) na base 60 (ex. sistema horário).
2.1 – Decomposição de um número num sistema de bases.
Em geral qualquer numero pode ser decomposto numa soma dos dígitos que o constitui (d)
vezes potências da sua base (β) conforme indicado abaixo:
(N)B = (dndn-1dn-2 ....d0,d-1d-2 .... d-m)β
= dnβn
+ dn-1βn-1 + dn-2βn-2 + ....+ d0β0
+ d-1β-1 + d-2β-2 + d-mβ-m
Onde os dígitos dj pertencem aos números naturais e satisfazem a condição: 0 ≤ dj ≤ (β-1)
2.2 – Sistema de numeração decimal ou base 10.
Nesse caso todos os múltiplos e submúltiplos de um número são escritos com potencias de 10.
Ex1. 1537 = (1537)10 = 1 x 103
+ 5 x 102
+ 3 x 101
+ 7 x 100
36,189 = (36,189)10 = 3 x 101
+ 6 x 100
+ 1 x 10-1 + 8 x 10-2 + 9 x 10-3
6,032x1023 = (6,032x1023)10 = 6 x 1023 + 0 x 1022 + 3 x 1021 + 2 x 1020
2.3 – Sistema de numeração binário ou base 2.
Nesse caso todos os múltiplos e submúltiplos de um número são escritos com potencias de 2.
Ex2. (10111)2 = 1 x 24
+ 0 x 23
+ 1 x 22
+ 1 x 21
+ 1 x 20
(10,1)2 = 1 x 21
+ 0 x 20
+ 1 x 2-1
Obs. Os computadores digitais operam basicamente com dois tipos de sinais de tensão: Alto e
baixo. Matematicamente, pode-se expressar esses valores por 0 (baixo) e 1 (alto).
3 – Conversão de números
3.1 – Conversão de números decimal → binário.
Para convertermos um numero decimal para um numero binário devemos aplicar um método
para a parte inteira (divisões sucessivas) e um método para a parte fracionaria, se houver
(multiplicações sucessivas).
Ex3. (23)10 → (x)2 Usando o método das divisões sucessivas.
23 2
1 11 2 Resposta: (x)2 = (10111)2
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