Atps
Trabalho Universitário: Atps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexandermelo • 28/3/2015 • 344 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
Passo 1 (Aluno)
Ler os conceitos introdutórios sobre Programação Concorrente, Multiprogramação e Threads,
existentes no livro-texto da disciplina. Além disso, releia a revisão sobre Sistemas
Operacionais, apresentada pelo seu professor.
Passo 2 (Equipe)
Auxiliar a equipe interna de TI da Tanngrísnir a escolher qual deverá ser a linguagem de
programação que será utilizada, bem como estimar alguns parâmetros iniciais de
concorrência, é o objetivo dessa primeira etapa. Para isso, deverão ser criados agentes
baseados em thread nas linguagens C e Java que consumam, de um buffer de 5000 posições
previamente preenchido (ou seja, será implementado apenas o consumidor), cada um dos
pedidos (um struct na implementação em C e um objeto na implementação em Java). O
consumidor eliminará continuamente os pedidos do buffer e seu tempo de processamento
será simulado por uma pausa de 10000 milissegundos. Ao final de cada processamento,
deverá ser preenchido um log com a identificação da thread, a identificação do pedido, o
horário de início e o horário de término do processamento. Quando o buffer estiver esgotado,
as threads serão bloqueadas. Por ora, não há a necessidade de se preocupar com a exclusão
mútua necessária entre os diversos consumidores.
Passo 3 (Equipe)
Fazer um experimento no qual sejam iniciadas quantidades distintas de threads simultâneas
(1, 10, 50, 100, 500, 1000). Para cada uma dessas quantidades, faça 10 execuções – até que o
buffer esteja vazio - e armazenem o tempo de execução para uma delas. Criar uma tabela na
qual conste o tempo de cada um dos testes para as duas linguagens e o tempo médio para
cada quantidade. Fazer ainda um quadro de resumo comparativo no qual constem os tempos
médios de execução para cada quantidade de threads e o tempo de desenvolvimento por
linguagem. Por fim, traçar um gráfico dos tempos médios e as quantidades de threads.
Passo 4 (Equipe)
Entregar ao professor da disciplina:
1. Uma mídia contendo o código fonte comentado do programa, ou seja, todos os arquivos
do projeto desenvolvido no Passo 2.
2. Um documento impresso, denominado Relatório da Etapa 1, constituído de capa, o
código fonte comentado e o relatório de testes desenvolvido no Passo 3.
Instrução: verificar com o professor da
...