Atps Controladoria
Artigo: Atps Controladoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 334589 • 6/9/2014 • 967 Palavras (4 Páginas) • 608 Visualizações
http://www.unifae.br/publicacoes/fae_v11_2/01__Joao_Marcelo_Mauricio.pdf
Resumo
Nintendo.
Este artigo tem como objetivo analisar as melhores práticas de estratégia
desenvolvidas pela empresa Nintendo Co. e o respectivo impacto destas no
desempenho da empresa no setor de jogos eletrônicos. Para tanto, realizouse
uma busca de informações em entrevistas, informes oficiais da empresa,
periódicos especializados no setor e mesmo análise observacional por parte
do autor, visto que é consumidor dos produtos e entusiasta do setor há
quase 20 anos. Os argumentos teóricos deste trabalho buscaram revelar a
importância da estratégia no desempenho e nos resultados de uma empresa,
tendo como base o caso Nintendo Co. Os resultados ajudaram a confirmar
esta hipótese, uma vez que a Nintendo Co. encontrava-se em crise e perdendo
espaço no setor de jogos eletrônicos havia aproximadamente dez anos,
tendo retornado à liderança de mercado após reformulação de suas
estratégias de ação. Dentre as principais contribuições deste artigo destacamse
a confirmação da eficácia da implementação da Estratégia do Oceano
Azul como alternativa ao modelo de posicionamento de Porter (1986), além
de uma análise, sob o ponto de vista da estratégia e do mercado, sobre a
indústria mundial dos jogos eletrônicos.
Palavras-chave: Nintendo; estratégia; Oceano Azul; inovação; videogames.
Caso Nintendo
Administração Estratégica
O estudo de caso da Nintendo faz um análise das forças de Porter, desde sua entrada até hoje. A Nintendo viu uma grande oportunidade de entrar no mercado norte americano, quando a Atari começou a perder mercado, pela falta de uma boa estratégia. E também a indústria de video games era nova para e não possui muitos concorrentes. E a Nintendo não tinha ameaça de novos entrantes no mercado.
A estratégia empresarial da Nintendo, para a entrada no mercado norte americano, foi se posicionar com os erros da Atari, que não dava créditos aos seus programadores de jogos e tinha jogos que manchavam sua reputação. Isso se tornou uma grande força para a Nintendo, porque se associou com os programadores de jogos e obteve grande sucesso com os personagens de seus games. Logo começou a surgir concorrentes como a Sega. E a ameaça de novos entrantes aumentou com o surgimento do CD-ROM,que tinha a capacidade armazenar mais memória do que a fita produzida pela Nintendo, e era muito utilizado pelos computadores.
A Nintendo manteve, naquele momento, a fita porque dificultava a pirataria de seu produto, porém logo teve que se adaptar ao mercado. O mercado então se tornou competitivo com a aparição de novos concorrentes como a Sony, a Microsoft entre outros. O Market-share da Nintendo foi diminuindo. O poder de barganha do consumidor era maior e o mercado foi evoluindo fazendo com que os a diferenciação dos produtos se tornasse algo essencial. A proposta da Nintendo foi a criação do Wii, que veio com um conceito diferente. O Wii mudou a visão de que quem utilizava o video game eram pessoas sedentárias, e fez jogos com que você pudesse se exercitar. Isto se tornou um grande diferencial da marca. Por meio dessa criação as pessoas poderiam se exercitar interagindo com outras pessoas sem sair de casa.
ETAPA 3
PASSO 1
Estudo de Caso da Nintendo. Elabore resumo de no máximo duas laudas a respeito das reações tidas pela Nintendo para prosperar num mercado tão competitivo que é o de jogos eletrônicos.
A Nintendo chegou ao mercado Americano em 1984 de origem japonesa, que viria a ser a próxima líder de mercado do setor de jogos eletrônicos domésticos.
A empresa possuía como força a associação
...