Atps Estatistica - Ciencia Da Computação - Anhanguera
Casos: Atps Estatistica - Ciencia Da Computação - Anhanguera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heloizabueno3291 • 26/3/2014 • 862 Palavras (4 Páginas) • 393 Visualizações
Etapa 1
Passos 1 e 2
População e Amostra
Estudos estatísticos consistem em levantamento, organização, análise e interpretação de dados.
Para levantamento de dados trabalha-se com dois termos, população e amostra.
População compreende-se como um conjunto de todos os elementos que têm pelo menos uma característica em comum. É classificada de dois modos; População finita, no caso em que o número de elementos do grupo não é muito grande e o levantamento de dados deve abranger todos do grupo. Como por exemplo, uma pesquisa que analise o comportamento dos estudantes de Ciência da Computação do primeiro semestre da faculdade Anhanguera. A outra classificação é a de população infinita, em que o número de elementos é muito elevado, como por exemplo, um censo demográfico da população da região metropolitana de Campinas.
Amostra entende-se como um subconjunto da população. É utilizada em alguns casos para facilitar o processo de levantamento de dados, pois no caso de uma população muito grande a pesquisa levaria muito tempo ou seria inviável. Os dois tipos de amostras são:
Amostras probabilísticas: são subdivididas em simples, sistemática, estratificada e por conglomerados. O objetivo desta abordagem é obter a melhor representatividade possível, nesse tipo de amostra geralmente são utilizados sorteios como meio de escolha e sabe-se exatamente a probabilidade que cada elemento tem de ser selecionado, esse tipo de amostra mostra-se inviável em caso de populações infinitas, pois não seria possível estimar a chance que cada elemento tem de ser selecionado.
Amostras não probabilísticas: tipo de amostra em que os elementos são escolhidos de acordo com requisitos pré-determinados, diferente da amostra probabilística nesse tipo de amostra nem todos os elementos tem a mesma chance de escolha, porém essa busca também gerar amostras representativas da população. Esse tipo tem mais riscos de gerar amostras não representativas da população e consiste em basicamente três tipos: de conveniência, intencional e de material contínuo.
Gráficos
Para organizar os dados e ter uma análise mais clara, gráficos e tabelas são utilizados. Os gráficos ajudam a ter uma visão mais clara dos resultados obtidos através do levantamento de dados, existem diversos tipos de dados, cada um adequado a diversas situações e com o propósito de exibir os dados e resultados obtidos de maneira clara e objetiva. Alguns exemplos são:
Gráfico de seguimento ou gráfico de linhas
Objetivos: simplicidade, clareza e veracidade.
Exemplo: Uma locadora de filmes em DVD registrou o número de locações no 1º semestre do ano de 2008. Os dados foram expressos em um gráfico de segmentos.
Gráfico de Barras horizontal e vertical
Objetivo: representar os dados através de retângulos, com o intuito de analisar as projeções no período determinado.
Exemplo: Consumo de energia elétrica de uma família no decorrer do ano de 2005.
Gráfico de Setores
Objetivos: expressar as informações em uma circunferência fracionada. É um gráfico muito usado na demonstração de dados percentuais.
Exemplo: Preferência dos clientes de uma locadora quanto ao gênero dos filmes locados durante a semana.
Gráfico de Pictograma
Objetivo: representação gráfica através de figuras.
Exemplo: O pictograma constitui um dos processos gráficos que melhor fala ao público,pela sua forma ao mesmo tempo atraente e sugestiva.
Gráfico de Radar
Objetivo: comparar valores agregados de várias séries de dados.
Exemplo: Em um gráfico de radar, cada categoria tem seu próprio eixo de valor, a partir de um centro comum. Linhas fazem a conexão de todos os valores da mesma sequência. Um gráfico de radar compara os valores agregados de varias sequências dedados.
Gráfico de Superfície
Objetivo: localizar combinações vantajosas entre dois conjuntos de dados. Como em um mapa topográfico, as cores e os padrões indicam áreas que estão no mesmo intervalo de valores.
Exemplo: Pode-se usar um gráfico de Superfície quando tanto as categorias quanto as séries de dados são valores numéricos.
Combinações de
...